Em 22/12/2015 às 12h54
Discurso da Sra Valéria Cristina Monteiro de Barros Fernandes, Presidenta da AMLE.
"Há a história.
E as histórias que convém,
E as histórias que mantém,
E as histórias de ninguém,
E as histórias de alguém."
Num momento de grandes tragédias, tanto no país, quanto em Minas, onde vimos diariamente, histórias diversas de luta, de dor, de solidão, de clamor pela justiça, estamos aqui, nesta noite, solenemente, edificando mais um pilar da história da cultura e das artes, da cidade e território de Muriaé.
A AMLE, é uma "Associação Civil, sem fins lucrativos, cuja finalidade é a difusão dos valores culturais que engrandecem a pessoa humana e suas manifestações como o ser, o culto da Língua e da Literatura em suas diversas manifestações". Estando à frente como Presidenta e também como ocupante da Cadeira de número 11, cuja Patrona é a Poetisa e Escritora Muriaeense "Maria Auxiliadora de Faria", trazemos nesta noite, para deleite da sociedade Muriaeense e região, o lançamento da 1ª Edição da Revista da AMLE. É o primeiro passo para que este instrumento de comunicação, de informação e cultura, possa tornar-se uma referência cultural no território muriaeense e mineiro, quiçá, também, em todo o território brasileiro.
Esta Edição, carinhosamente nomeada por nós da Diretoria, como Edição Histórica, visa apresentar os Acadêmicos e seus Patronos, a estrutura da Academia, o Estatuto, os principais eventos e atividades realizadas desde 2012, quando na sala da Biblioteca Municipal, num esforço conjunto com pessoas de boa fé, com apoio da FUNDARTE, a Academia foi aos poucos sendo criada e alicerçada.
Nosso lema "ARS UNA, SPECIES MILE", expõe de forma enfática o perfil da Academia. A Arte é única, muitas as espécies. Somos 30 acadêmicos, dotados de particularidades especiais, diferentes estilos, grande conhecimento e sobretudo, dotados de mentes valiosas, que aqui se somaram, se multiplicaram, para estar representando, culturalmente, a sociedade Muriaeense e região, também com esta primeira edição.
Tivemos grandes avanços neste curto espaço de tempo. Fizemos a instalação da Academia, também fomos agraciados com a Lei de Utilidade Pública Municipal, onde, de forma unânime, a Academia foi aprovada por todos os vereadores da Câmara Municipal de Muriaé. Estamos concentrando esforços para que a AMLE seja também reconhecida no âmbito do Estado de Minas Gerais.
Com o lançamento da Revista, cuja proposta inicial é de tiragem bimestral, descortinamos esforços que se traduz numa atitude de coragem e ousadia. "Somos o tamanho das ideias que defendemos".
Através da Revista da AMLE, estaremos efetivamente veiculando o pensamento, o conhecimento artístico, cultural, literário, dos nossos acadêmicos, pois além de entusiastas e sonhadores, poetas, escritores, articulistas, mestres da língua e escrita, historiadores, contadores de "causos", artistas, seremos sempre para a AMLE, pessoas de boa fé. E assim gostaríamos de ser eternizados.
Esta cerimônia tem, além do lançamento da Revista, um caráter muito especial. Estaremos dando posse aos 03 outros Acadêmicos que foram convidados e aprovados pelo cômputo da Academia, de acordo com o Estatuto da AMLE. São eles: Emília Montezano Goulart, Élder José Dala Paula Abreu e Avany Barros Silva. É uma honra poder contar com vocês! Agora, a Academia passa a ser completa, com as 30 cadeiras, representadas por 30 acadêmicos, onde temos Patronos de diversas naturalidades, todos brasileiros, e a maioria escolhidos pelos atuais acadêmicos das cadeiras.
Temos também a satisfação de comunicar e apresentar, oficialmente, a vestimenta da Academia, gentilmente doada pela Direção da EE Engenheiro Orlando Flores, de Muriaé, que a partir de hoje, será a nossa marca nas diversas atividades da Academia. A AMLE agradece este gesto de generosidade.
Senhoras e senhores, nossos convidados, são vocês o nosso mais valioso alicerce, que temos a satisfação e a alegria de compartilharmos mais esta conquista.
Sintam-se muito bem acolhidos. Sejam muito bem vindos. A AMLE se alegra com a presença de vocês! Finalizou a presidente.
Autor: Fotos de Teodorico Torres
Fonte: https://www.facebook.com/academiamuriaeensedeletras/posts/483227528526227