Em 01/02/2008 às 07h59
Na última semana, os foliões de Muriaé e região puderam dar as boas vindas à “Festa de Momo”, que começou mais cedo no município, visando a um resgate da tradição dos tempos de ouro do Carnaval e à maior participação popular, já que a maioria das pessoas costumar viajar para o litoral nesta época do ano.
Com o tema “Abre Alas, Muriaé”, a festa, organizada pela Prefeitura, através da Fundarte, contou com desfiles de blocos e apresentações de bandas. A folia começou pela Barra, com o ensaio do “Sambloco”, na noite de quinta-feira (24), que reuniu um grande número de participantes na Praça Carlos Drummond de Andrade (Pracinha do Trabalhador, na Barra). Em clima de muita simpatia e organização, os músicos demonstraram porque têm sido considerados um dos destaques de nosso Carnaval.
A sexta-feira à noite (25) ficou reservada para o show contagiante da Bandahia, em um palco montado, especialmente para o evento, na Praça João Pinheiro. Os foliões não fizeram feio e dançaram, com grande animação, os hits baianos do momento.
Já no sábado (26), foi a vez da verdadeira retomada da tradição carnavalesca, com a “Folia de Reis” e as apresentações dos blocos “Boi Pintadinho” (Bairro São Cristóvão), “Sambloco”, “Papagaio” e “Unidos do Planalto”. No total, os mais de 300 componentes seguiram pelo circuito do desfile, desde a Rua Barão do Monte Alto até à Praça João Pinheiro.
Na seqüência da noite de sábado, a banda Axé Mondo subiu ao palco, esquentando o friozinho inoportuno que insistia em chegar em pleno mês de janeiro. Mas não teve nem para o “La Nina", já que o público pulou a cada sucesso, acompanhando o ritmo que invadia a madrugada.
E para provar que a animação foi total, o Pré-Carnaval de Muriaé continuou de alas abertas no domingo, quando os foliões fizeram a festa mesmo debaixo de chuva. Sob o comando dos grupos “Aí vem Eles” e Faz de Conta”, o pagode deu o ritmo da noite e mostrou que os mineiros têm sim, samba no pé. E tudo na maior paz, já que, de acordo com a Polícia Militar, os quatro dias de evento transcorreram com tranqüilidade, sem ocorrências graves.
Mas a festa não terminou por aqui, não... Para este domingo, 03 de fevereiro, a partir das 16h, a Secretaria de Desenvolvimento Social reserva o “Carnaval da Terceira Idade”, na Praça João Pinheiro, com participação da “Banda União dos Artistas”, que irá relembrar os velhos sucessos e as marchinhas, com entrada gratuita para adultos da terceira idade.
Também no domingo (03), o Carnaval prossegue no Bairro Santa Terezinha, à Rua Juiz de Fora, com apresentações de DJs. E na terça-feira (05), as crianças vão poder mostrar seu gingado, a partir das 14h, em uma matinê.
E para não ficar de fora da folia, o distrito de Belisário já está esquentando os tamborins para o Carnaval de Rua que acontece no final de semana, 02 e 03 de fevereiro. No sábado, o Sambloco comanda o desfile de blocos, a partir das 20h, seguido do show da banda “Asas do Forró”. Para o domingo, além da banda “Asas do Forró”, está programado um show com DJs. O evento acontece na Praça da Matriz, com apoio da Prefeitura de Muriaé e da Fundarte.