17/12/15 - O seminário aconteceu na tarde de quarta-feira (16) no CEFAS de Muriaé e contou com a presença de Produtores da Agricultura Familiar Solidária com sede em Muriaé. A COOPAF (Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar Solidária de Muriaé) tem como objetivo trabalhar junto com os pequenos agricultores e agriculturas familiares, incentivando a diversificação da produção, da qualidade do produto, da padronização, industrialização, do empacotamento até a comercialização. Os produtos devem oferecer qualidade sem agrotóxicos, garantindo aos agricultores familiares o seu sustento e a permanência no meio rural com dignidade e respeito ao meio ambiente e ao consumidor.
O PNAE absorve toda a produção e tem espaço para aumentar o faturamento, ou seja, a produção ainda está menor que a capacidade de absorção do PNAE. Programa Nacional de Alimentação Escolar.
O encontro serviu para que os próprios agricultores pudessem manifestar seus desejos, externar suas dificuldades e ao mesmo tempo discutir e apresentar propostas para que em 2016 todo o processo de produção seja melhorado, com novas tecnologias, apoio comunitário, preservação ambiental com produção de água e que possa gerar qualidade para o consumidor e mais lucro aos participantes.
Produtores reunidos para discutir propostas a serem apresentadas em uma plenária final