Em 10/12/2015 às 16h43
Em mais um ano de
realização na Zona da Mata, o Projeto Escola Animada contribuiu para a formação
de professores e alunos. Em 2015, a iniciativa trabalhou uma rede colaborativa
de agentes culturais e educacionais nos municípios da região. Para apresentar seus
resultados, no dia 27 de novembro, foi realizada, em Cataguases, a Arena Escola
Animada, que celebrou as conquistas desta última edição. Realizado com o apoio
da Votorantim Metais e do Instituto Votorantim, em parceria com a ONG Fábrica
do Futuro, o Escola Animada é desenvolvido em Cataguases, Muriaé, Itamarati de
Minas, Leopoldina e teve início, este ano, também em Juiz de Fora.
Durante o evento,
foi realizado um balanço da iniciativa e a apresentação de projetos
desenvolvidos ao longo do ano pelos professores participantes. Além disso,
ocorreu uma roda de conversa com Bernardo Novais da Mata Machado,
secretário-adjunto de estado da Cultura, e Raul Demolinari, gerente de
Desenvolvimento Humano e Organizacional das Unidades de Mineração de Bauxita da
Votorantim Metais: "É uma satisfação fazer parte desse projeto. A Votorantim
Metais e o Instituto Votorantim acreditam em iniciativas como essa, na área
social. Apostamos no poder transformador do Escola Animada e a iniciativa está
inserida no nosso compromisso com o desenvolvimento da Zona da Mata mineira. A
expectativa é que o projeto seja ampliado e beneficie mais pessoas", ressaltou
Raul na ocasião.
Em 2015, mais uma
vez, o Escola Animada desenvolveu ações a partir do conceito de territórios
educativos. As atividades tiveram como foco a elaboração de projetos
interdisciplinares, a aplicação de ferramentas digitais como recursos
inovadores na prática educativa e a criação de blogs – ambientes de
ensino-aprendizagem criados pelos professores e seus alunos: "Este ano, foi
fundamental a escolha das escolas-polos que funcionaram como verdadeiros
"nós" da rede colaborativa. Ao todo, foram oito: duas em Cataguases,
duas em Muriaé, uma em Juiz de Fora, uma em Itamarati de Minas e uma no
distrito rural de Providência, em Leopoldina. Essas escolas puderam oferecer à
rede o suporte de laboratórios de informáticas e internet de melhor qualidade,
assim como maior facilidade de acesso a professores de outras escolas da
região", explica César Piva, gestor Cultural da Fábrica do Futuro.
O processo de
formação aconteceu de agosto a novembro, com aulas presenciais nos laboratórios
organizados nas escolas-polo. Já as aulas virtuais ocorreram em
uma plataforma digital desenvolvida especialmente com esse objetivo. Tudo
sob a coordenação e tutoria de profissionais de diversas áreas.
O Escola Animada:
O projeto é uma
ação de educação e cultura, desenvolvido a partir da formação de professores da
região na aplicação dos recursos audiovisuais e de tecnologias digitais nas
metodologias de ensino. Essa capacitação acontece por meio de tutoria online
para os educadores, simultaneamente à aplicação das atividades pedagógicas em
sala de aula, no intuito de solucionar dúvidas e auxiliá-los no desenvolvimento
de seus projetos e atividades.
Em 2015, o Escola
Animada envolveu diretamente mais de 200 pessoas, entre professores, diretores
de escolas, gestores e administradores da rede de ensino das cidades
envolvidas. Ao todo, participaram do projeto oito escolas-polos, 25
instituições de ensino da região e 126 professores. O projeto alcançou mais de
22 mil alunos, conforme pesquisa realizada com educadores participantes, sendo
que 630 desses alunos estão participando da aplicação de projetos.
Próximos passos:
Desenvolvido desde
2013, o Escola Animada já planeja novas ações para o próximo ano. Devem
acontecer melhorias na plataforma digital e nos blogs dos professores. Também
será ampliada a ativação e mobilização da rede por meio de aplicativos em
celulares, assim como será consolidado o método de formação dos mediadores
locais.
Está prevista
também a promoção de cine clubes na rotina estudantil para melhorar a relação
com os filmes produzidos no Polo Audiovisual. "Em 2015, por diversos motivos de
agenda nas escolas, greves e outros fatores, prorrogamos a execução dessa
iniciativa para o primeiro trimestre de 2016. Iniciaremos o ano letivo com
a execução das oficinas de formação de cine clubistas com a entrega dos kits.
Até o final de março do próximo ano, tudo estará integrado à execução prática
dos projetos interdisciplinares elaborados em 2015 por cada professor e seus
alunos", explica César.
Para facilitar o
processo, em 2015, foram disponibilizados na midiateca da plataforma digital
(Proar), 47 filmes (longas, curtas e documentários) que poderão ser utilizados
como ferramenta pedagógica em diversas áreas temáticas: Territórios,
Pluralidade e Diversidade; Inclusão Social, Mobilidade Urbana, Sustentabilidade
e Educação Empreendedora.