Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 04/12/2015 às 13h10

Sedese incentiva formalização de grupos produtivos em Muriaé

Secretaria oferece assessoramento e orientação técnica para interessados em se estruturar em associações e cooperativas

   Para ajudar grupos produtivos de 40 municípios a se estruturarem e se formalizarem, a diretoria regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) de Muriaé, na Zona da Mata, faz um mapeamento de todas as entidades, associações e demais grupos produtivos na região. O objetivo é assessorar esses grupos - que podem ser, por exemplo, de catadores de materiais recicláveis, produtores de peças artesanais, entre outros - e auxiliá-los a se tornarem organizações estruturadas.

Segundo a diretora regional da Sedese, Ana Maria Reis, o trabalho começou a ser feito em Muriaé, mas a expectativa é estendê-lo a todos os municípios da região. "Para a maioria dos produtores, artesãos, entre outros grupos produtivos, principalmente no meio rural, esse trâmite burocrático da organização é muito difícil, como, por exemplo, a parte documental e cartorial. A ideia é orientá-los para fortalecê-los", explica.

A ação está sendo feita em três etapas: primeiramente, a diretoria realiza o mapeamento dos grupos produtivos na cidade. Na sequência, é marcada uma visita da equipe técnica para diagnóstico da entidade. Por fim, na terceira etapa, acontece o assessoramento aos grupos que, em uma das frentes do trabalho, pode ser para eles se estruturarem enquanto associação ou Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), entre outras instituições legalmente constituídas.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS