Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 25/01/2008 às 08h16

S.I.M. garantia de qualidade para a população

  O Serviço de Inspeção Municipal, o SIM, é um órgão, como o SIF, e o IMA, que tem como principal competência a fiscalização de produtos de origem animal no Município de Muriaé. A criação do órgão deve-se uma atitude da administração municipal em garantir a sobrevivência das agroindústrias de pequeno porte, principalmente as artesanais, bem como oferecer à população um produto com garantia de procedência e qualidade. "Sem o serviço, provavelmente, muitas indústrias e pequenos produtores já teriam parado sua produção diante da grande exigência dos demais órgãos competentes". Diz Gustavo Júnior Pereira, responsável pelo SIM.

   O serviço também traz como principal característica a possibilidade do produtor iniciar sua produção de forma artesanal com prazos mais flexíveis para se adequarem a legislação em vigor. "Com o Serviço, todo mundo lucra: a população, consumindo produtos com maior controle de qualidade e o produtor, garantindo sua sobrevivência no meio rural, gerando empregos e renda na sua comunidade". Afirmou Gustavo.

  O Serviço de Inspeção Municipal de Muriaé (S.I.M.) foi criado através de Lei 3.374 de 04/10/2006 e regulamentado através do Decreto 3.181 de 10 de Abril de 2007 pelo Prefeito José Braz, com o objetivo de fiscalizar e inspecionar a produção e industrialização ou processamento dos produtos de origem animal do Município de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

  A criação do Serviço de Inspeção Municipal foi possibilitado através da Lei Federal 7.889 de 23/11/89 que autoriza aos estados e municípios, parte da responsabilidade da Inspeção de Produtos de Origem Animal. A referida Lei altera leis anteriores, regulamentando o Serviço de Inspeção Municipal, dando ênfase a produção artesanal e ao pequeno produtor de alimentos.

  Por ser um município onde predomina com forte expressão a agricultura e a pecuária, existem várias empresas de pequeno porte no município, muitas delas artesanais e até mesmo criadas dentro da própria casa. "Não podemos penalizar essa modalidade de produção; entendemos que essa foi a forma que esses produtores encontraram no momento para obter uma fonte de renda, mas é preciso através da capacitação e da orientação técnica, mostrar a eles que os tempos mudaram e que precisamos desenvolver métodos de fabricação mais rigorosos, principalmente com relação a higiene do ambiente e dos funcionários". Explicou o responsável pelo S.I.M.

  O Serviço de Inspeção Municipal, como o próprio nome já diz, está beneficiando as empresas de Muriaé com o objetivo de resgatar o potencial das pequenas indústrias e da produção artesanal, diminuindo a clandestinidade de forma a oferecer ao consumidor produtos que sejam de origem confiável. "O S.I.M. é como uma escola que possibilita a entrada de produtos para venda aos consumidores, de uma forma mais flexibilizada". Concluiu Gustavo.

  Consciente da importância das agroindústrias e das necessidades de melhorias, o S.I.M. tem apoiado tanto as agroindústrias já existentes como as novas a serem instaladas, tornando os produtos da agricultura familiar mais competitivos e com maior controle de qualidade. Atualmente 10 empresas já estão comercializando seus produtos através do S.I.M.: Capril Boa Vista, Produtos da Fazenda Cardoso Ltda., Laticínios Prodele, Crispim de Sousa Leite, Iogurte Pereira, Queijo Prosperity, Leite Boa Fé, Indústria de Doces Cardoso Ltda.,Queijo Formoso, Doces Líder e Carne Seca Mineira.

  Muitos benefícios serão oferecidos, tanto a produtores quanto a comerciantes e consumidores: Melhorar os preços pagos aos produtores rurais e/ou pequenos fabricantes, através da comercialização direta e indireta de seus produtos agro-industrializados; Agregar valores a produção agropecuária, produzida principalmente pelos pequenos produtores rurais, liberando-os da amarras da burocracia que os impedem de comercializar os seus produtos de forma legalizada; Dinamizar as atividades rurais das pequenas propriedades rurais e ou pequenos fabricantes, condicionando-os a priorizar a sanidade, a higiene, e o processo tecnológico, relativizando as exigências quanto às instalações e equipamentos; Geração de emprego e renda no meio rural de forma a manter o homem no campo, oferecendo oportunidade de verticalizar sua produção; Propiciar à população produto oriundo de pequenas empresas e ou fabricantes, com qualidade e sanidade; Agregar valor ao produto típico, com sabor regional diferenciado, valorizando a tradição.

  Para o comerciante, o benefício é contar com um produto de procedência, com garantia de qualidade para oferecer ao seu cliente. E num mundo em que a qualidade tem sido principal item de um produto, o S.I.M. vem contribuir para qualificar os produtos e os produtores de alimentos de origem animal em Muriaé.

  O empresário Wesley Veloso Carneiro, proprietário do Laticínio Muriminas, analisou a eficácia do S.I.M.: "E um trabalho muito importante que a Prefeitura está fazendo, de inspeção e tem funcionado muito bem, porque diferencia uma empresa que se preocupa com a qualidade do produto que oferece à população". 

  Os procedimentos para solicitação de registro junto ao S.I.M. são muito simples. Basta dirigir-se à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, localizada no prédio do Terminal Rodoviário e receber as orientações necessárias. Para a população verificar se um produto que está sendo adquirido foi inspecionado pelo S.I.M. é só conferir a existência do selo no rotulo do produto. Este selo é garantia de qualidade.

Autor: SMAMA

Fonte: SMAMA



Gazeta de Muriaé
HPMAIS