Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 03/12/2015 às 16h04

Defesa Civil em estado de alerta na cidade

Meteorologia prevê final de semana chuvoso na região com riscos de alagamentos e deslizamentos de terra"

A mudança para o nível de ALERTA ocorreu devido às vistorias de campo indicarem a existência de feições de instabilidade, com deslizamentos nos bairros: Aeroporto; São José; Santa Terezinha; e Encoberta.
Depois de um longo período de seca, as chuvas chegaram com força em Muriaé, desde a noite de segunda-feira (30), a cidade vem recebendo uma quantidade grande de água, o que tem causado transtorno para a população, muita lama e barros em várias ruas do município. Somente de 18h de segunda até as 06h da manhã de terça-feira (01), o volume de chuvaregistrado foi 156 milímetros, oi seja, choveu o esperado para um mês, em apenas 12 horas.

Durante a chuva do inicio da semana, a região dos bairros Dornelas e José Cirilo, foram as mais atingidas pela forte chuva que caiu na cidade, a principal rua do bairro José Cirilo ficou tomada pela lama, que desceu das partes mais altas do bairro, o que causou apreensão e muito transtorno para os moradores da região; a pista do túnel do Dornelas, sempre que chove, fica lotada de lama, edesta vez não foi diferente, os motoristas e motociclistas que passavam pelo local, tiveram que redobrar a atenção.
image
No bairro vale do Castelo, a lama que desceu de um loteamento invadiu uma casa e os moradores perderam tudo, o dono do loteamento próximo, assumiu toda a responsabilidade e prometeu arcar com todos os prejuízos causados pela lama.
Os bairros mais afetados pelos deslizamentos de terra foram Cardoso de Melo, Gaspar, São Joaquim e Joanópolis. 
image
Nível do Rio Muriaé

Na quarta-feira (02) o nível do Rio Muriaé apresentou redução de quase um metro. Assim, a Defesa Civil voltou a trabalhar em nível de atenção, porém, ainda monitorando a situação das chuvas nas cabeceiras do curso hídrico.
De acordo coordenador Felipe Perdigão o rio está sendo monitorado: "Constatamos que está 0,52 cm acima do nível base e pelo que verificamos na estação, no momento está estabilizado. Considerando o nível de saturação atual do solo, estamos em alerta máximo em relação à deslizamentospor conta do acumulado nas 72 horas. E qualquer sinal de instabilidade geológica (trincas no terreno e na moradia, inclinação de cercas e árvores, etc), pedimos aos moradores para entrarem em contato com a Defesa Civil, que na medida do possível todos serão atendidos; quanto à possibilidade de enchente, estamos monitorando pela estação hidrológica e vamos fazer uma visita para verificação da situação na cabeceira do rio. A princípio, por segurança mantemos a possibilidade real de alagamento apenasnas ruas", esclareceu Felipe.

Defesa Civil em Muriaé:Rua Itagiba de Oliveira – Granja Dom Delfim – Barra – Muriaé – MG – Telefone: 199

 

 

 



 

Fonte: Gazeta de Muriaé

Tags: Rio Muriaé, Enchentes, chuvas, Defesa Civil.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS