De acordo com a Defesa Civil, nesta quarta-feira o nível do Rio Muriaé apresentou
redução de quase um metro. Assim, o órgão voltou a trabalhar em nível de atenção, porém ainda monitorando a situação das chuvas nas cabeceiras do curso hídrico.
No dia anterior, foram registrados 126mm de chuva sobre a cidade, gerando 35 chamados de vistoria relacionados a deslizamentos de terra e elevação do nível do rio em 1,53m. O acumulado de chuvas em 72 horas chegou a 159mm, o que, somado às ocorrências registradas, fez com que o órgão opere easse nível de alerta.
Os bairros mais afetados pelos deslizamentos de terra foram Cardoso de Melo, Gaspar, São Joaquim e Joanópolis. Já no Dornelas e na Barra foram registrados alagamentos pontuais relacionados à drenagem pluvial - neste caso, cabe ressaltar que as obras para solucionar o problema estão em fase final de execução e a previsão é que sejam concluídas até meados de dezembro no primeiro e até o fim de janeiro no segundo bairro.
Cabe ainda destacar que o índice pluviométrico observado no primeiro dia de dezembro corresponde a metade do previsto para todo o mês, de acordo com a média histórica dos últimos 35 anos.