02/12/2015 - Defensores dos animais que motivaram Audiência Pública na Câmara dos Vereadores de Muriaé depois de denúncia sobre maus tratos no Canil Municipal, voltam a reclamar de maus tratos aos animais.
Eron (a esquerda na foto) apresentou relatório sobre a situação dos animais e imagens da deúncia. Maria (foto ao lado) pede mais dedicação da prefeitura na questão dos animais, profissional capacitado e que goste de animais para trabalhar no canil e agradece a liberação ao acesso dos protetores dos animais no local , mas, reclama que o canil é longe e que sem ajuda de custo fica inviável colaborar nos trabalhos.
Ativista disse que para proteger os animais de rua "doentes" é necessário fazer "rifas" para pagar exames, consultas e castração com o objetivo de reduzir a população de cães soltos nas ruas da cidade, sujeitos a maus tratos e proliferação de doenças. Vereador Jair Abreu disse que se a prefeitura quiser pode disponibilizar verba para apoio a entidades particulares protetoras dos animais sim.
Presidente da Câmara fez longo discurso e disse que é o único vereador que milita na causa em defesa dos animais desde 2005. Disse que neste período acompanhou as obras de construção do Canil que virou centro de zoonoses e segundo ele a obra foi mal feita e ainda prejudicou o meio ambiente, nem o Ministério Público tomou providências à época. Joel Azevedo disse também que o Novo Código Municipal de Proteção aos Animais apresentado semana passada pelos vereadores Ademar Camerino e Helena Carvalho foi aprovado por unanimidade e aguarda sansão do prefeito municipal. Finalizou dizendo que: "se o prefeito vetar o Projeto de Lei, ele volta para câmara e nós (vereadores) derrubamos o veto, tendo em vista que ele foi aprovado aqui por unanimidade."
Novo Código Municipal de Defesa dos AnimaisArt. 7º - O controle da população de cães e gatos no município de Muriaé será realizado pelo método de esterilização a ser regulamentado pelo município.
Nossa reportagem ao sair da Câmara Municipal se deparou com esta cena na Rua Cel. Adolfo Gusman no centro da cidade: