Discutir com a população sobre as denúncias pelas quais vem passando o Canil Municipal de Muriaé, bem como ações que solucionem tal problemática. É com este intuito que vai acontecer amanhã, dia 01 de dezembro a partir das 19h30min, na Câmara Municipal, uma Audiência Pública para tratar do assunto. Entre os principais temas discutidos estão os problemas enfrentados pela população para abrigar de forma adequada estes animais. O pedido por uma atenção especial à situação já havia sido feito pela vereadora Helena Carvalho e, agora, foi atendida em caráter de urgência pelo presidente da Casa, Joel Moraes de Azevedo Junior.
No início deste mês de novembro, representantes da Organizações Protetoras dos Animais estiveram presentes na Reunião da Câmara e pediram ajuda das autoridades, através do depoimento da senhora Tereza, dona do Pingo, um cachorro da raça Pitbull que, segundo ela, foi resgatado do Canil por determinação Judicial, devido a inexistência de um tratamento qualificado.
A vereadora Helena Carvalho pediu em 2013 através de requerimento de protocolo nº 34.888/13 pediu a inclusão no Plano Plurianual de Governo e no Orçamento Municipal a criação de um abrigo para animais no parque Monteiro Lobato. E ainda fez proposta de Emenda a Lei Orgânica de protocolo 36.081/13 alterando dois artigos e assim garantindo proteção e preservação dos animais abandonados em Muriaé.