Em 25/01/2008 às 08h13
Lançada em setembro de 2007, a Campanha “Amigos da Natureza”, da Osaka Automóveis, representante local da Toyota, tem por objetivo a conscientização dos clientes da empresa para a preservação ecológica e melhoria do meio ambiente.
Com o lema “uma árvore plantada para cada carro vendido”, a Osaka tem se destacado ao reunir em sua sede, a cada dois meses, os familiares – em especial as crianças – dos compradores de automóveis da marca Toyota. “Ficamos alegres em cumprir nosso compromisso, que não é nem com a sociedade, mas com o meio ambiente mesmo. Vários clientes participaram hoje, além de nossos funcionários”, comemorou o supervisor de vendas da Osaka, Helmo Dias Giovani.
No último sábado (19), após um saboroso café da manhã, com direito a recreações, pipoca e algodão doce para a criançada, o grupo se dirigiu para o Horto Florestal, onde efetuou o plantio de 53 mudas de árvores nativas. “Estamos sempre dando preferência a estas árvores nativas, próprias de nossa região e temos contado com o apoio da Secretaria de Agricultura, através do secretário Chiquinho (Francisco Ofeni) e do Serginho (Engenheiro Florestal), que nos cederam o local e as mudas para plantio”, explicou Helmo.
O evento, que está em sua segunda edição – a 1ª foi em 24 de novembro – será realizado de acordo com o processo de vendas de automóveis. Já ao efetivar a venda, a Osaka informa ao cliente do projeto e o deixa de sobreaviso, para que possa também levar seus filhos, netos ou sobrinhos no dia do plantio. Assim que reúne um certo número de clientes, a concessionária convida-os para participarem da campanha.
E todos participam mesmo: além de vestirem a camisa e usarem o boné do “Amigos da Natureza”, clientes, filhos, netos e sobrinhos colocam a mão na massa e plantam suas árvores. E é esta participação de todos que, segundo o Helmo, dá o verdadeiro sentido à iniciativa: “Vemos que os clientes acompanham a nossa idéia e fazem questão de participar. Não é a gente que toma a frente do projeto; eles querem mesmo participar e, quando não podem, ficam muito sentidos. As crianças também participam e adoram. Estamos plantando essa idéia para que futuras gerações aprendam a cuidar do meio ambiente”.
É com atitudes como esta que a Osaka tem demonstrado sua preocupação com o futuro, não apenas de seus clientes, mas de toda a humanidade, despertando no ser humano a consciência ecológica, o sentimento de dever em manter o equilíbrio da natureza. “As crianças têm sido muito importantes nesse processo de plantio. E, na verdade, praticamente não seremos nós a aproveitar do que está sendo feito hoje, mas as futuras gerações, porque se não cuidarmos da natureza, certamente a situação irá ficar complicada, como já vemos atualmente, nas épocas de muito calor, outras de muita chuva...”, ressaltou Helmo Giovani.