Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 28/11/2015 às 13h30

Alerta para falda d'água neste domingo em Muriaé

28/11/15 - A adutora Rio Glória passa por manutenção neste domingo e o DEMSUR pede à população que reserve água.

O DEMSUR realizará parte da segunda etapa do desvio da adutora Rio Glória neste fim de semana. Para realizar este serviço o abastecimento de água da ETA Gávea será interrompido na manhã de domingo (29) e a previsão é que a água retorne a noite do mesmo dia por volta das 20 horas. Portanto pedimos à população que RESERVE água no sábado e domingo para que seu retorno para as regiões mais altas da cidade se dê de maneira mais rápida.

Entendendo a obra

Correndo risco de desabamento devido ao avançado processo de erosão verificado no solo onde se encontra a adutora de água do Rio Glória, em agosto de 2013 a adutora teve parte de seu trajeto desviado na região da captação principal localizada no retiro de Campo Formoso. Usando uma técnica mundialmente conhecida por grandes companhias de petróleo, mineração, telefonia e saneamento, um túnel com uma extensão de 250metros foi aberto próximo à barragem do rio Glória para a instalação da tubulação em Polietileno de Alta Densidade - PEAD. O custo foi inferior e a execução mais rápida do que a abertura de um túnel com estrutura em concreto armado, por exemplo.

Retomando os serviços há duas semanas, após a conclusão da primeira etapa, técnicos e engenheiros do DEMSUR estarão acompanhando o serviço, terceirizado, neste domingo próximo. Nesta segunda etapa será feito a interligação do novo trecho com a captação de água, finalizando o serviço onde tubos de ferro fundido de 600mm se unirão às duas saídas da adutora para conectar ao PEAD de 630mm. Devido a complexidade do trabalho uma terceira e última etapa acontecerá no próximo mês, dezembro.
image image

"Objetivo foi evitar a ocorrência de um problema maior, cujo risco já existe há muito tempo e vem se agravando com o passar dos meses. O terreno está bastante instável, em virtude da intensa umidade do local. Cerca de 80% de Muriaé ficaria sem água por tempo indeterminado caso houvesse um deslizamento de terra, o que provocaria desabamento da adutora" - informa o prefeito Aloysio.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS