Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 27/11/2015 às 01h18

Faminas e Prefeitura assinaram acordo de Ação Pública de Ensino e Saúde

Foi assinado na manhã de terça-feira (24/11) o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), firmado entre a Prefeitura de Muriaé e a Faminas - Faculdade de Minas, de Muriaé. O COAPES tem como objetivo a realização de ações integradas entre a Secretaria Municipal de Saúde e o curso de graduação em Medicina.
O documento foi assinado pelo prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, a representante da Faminas, Luisa Varella e o secretário municipal de Saúde, Franklin Leandro Neto. A mesa de trabalho foi formada por representantes da área de saúde do município e da Faminas.
image

Para a coordenadora da Faminas, Luisa Varella, "este contrato é umas das grandes conquistas para os alunos de medicina: "Educação Levada a Sério". Muito mais do que nosso slogam esta é nossa maneira de pensar, é o que nos move em busca de constante melhoria interna, à busca incansável pela qualidade no ensino e de nos tornar profissionais éticos, comprometidos e capazes. Se hoje contamos com estudantes, prezamos por entregar amanhã à sociedade de Muriaé, MÉDICOS que sejam primeiramente seres humanos. Como sabemos o exercício da medicina salva vidas, mas, muitas vezes o médico devolve a dignidade ao seu paciente", disse Luisa.
image  image

O secretário municipal da saúde Franklin Leandro Neto disse que: Os estudantes do curso de Medicina terão a oportunidade de acompanharem o dia-a-dia nas unidades básicas de Muriaé, adquirindo conhecimento e experiência, bem como de participarem de eventos relacionados à área, como cursos, seminários, congressos, conferências e palestras".
image

Para a coordenadora do curso de medicina, Dra. Cristina Chaves Dias, a presença dos alunos nas UBS será muito importante para a formação profissional deles: "A utilização deste cenário de prática como foco central da atuação médica atual é uma determinação do Ministério da Educação e está dentro de todas as diretrizes curriculares nacionais. Acredita-se que na inserção do aluno desde os primeiros semestres do curso é que o aluno vai aprender na realidade da vida prática em que envolve a atuação profissional é fundamental para a formação do profissional médico e demais profissionais da área da saúde também. Em contrapartida a presença do aluno no dia-a-dia das UBS movimenta os profissionais que lá estão e todos serão beneficiados inclusive a população assistida. Vale ressaltar que o estudante não vai atuar como médico, ele vai contribuir com a UBS, mesmo porque ele ainda não é médico."
image  image

O Diretor da Faminas Eduardo Goulart, ressalta a importância deste contrato : "O termo de intenções é muito importante tanto para a Faminas, como para o curso de medicina e para a sociedade de Muriaé. Serve para demonstrar para outros municípios as mudanças que nós estamos tendo na gestão pública da saúde. Então, a faculdade (FAMINAS) como sempre está a frente das demais instituições de ensino principalmente relacionado ao curso de medicina trazendo esta parceria. Devemos destacar que a Faminas sempre foi parceira da Secretaria de Saúde onde todos os demais cursos da área já atuam nos PSF's do município. Estamos selando agora esta parceria de muitos anos inserindo o curso de medicina neste contexto", concluiu Eduardo.
image image image

O prazo de vigência do Coapes será de 12 meses, contados a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado automaticamente por iguais períodos. Vale lembrar que o contrato não inclui qualquer tipo de transferência financeira entre as partes.

Mais fotos do evento na galeria exclusiv da Gazeta de Muriaé abaixo. clique para visualizar.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS