Em 11/01/2008 às 14h38
Na manhã de quinta-feira (10), a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba (AMERP) realizou, em sua sede, à Rua Edmundo Germano, no Centro de Muriaé, sua 93ª Assembléia Geral Ordinária para a posse da nova Diretoria e de membros do Conselho Fiscal.
Criada em 1985, a AMERP tem como função primordial representar os municípios, em termos de reivindicações, junto aos órgãos federais e estaduais. Em Minas Gerais são 40 associados microrregionais, sendo Muriaé a cidade pólo da região. Entre os serviços consolidados, a entidade oferece um Departamento de Engenharia para execução de projetos, além de setores de topografia e de orçamento, patrulha moto-mecanizada para terraplanagem, extração de cascalho e abertura de estradas, patrol, retro-escavadeira e trator de esteira. O objetivo é auxiliar os municípios associados na busca de recursos estaduais e federais.
Experiente em matéria de obras, o prefeito de Muriaé, José Braz, que acaba de entregar o cargo de presidente da AMERP para o prefeito de Patrocínio, Arlindo Alves Filgueira Neto, reconhece a importância da entidade para uma Administração Municipal: “Além de trazer benefícios para as cidades, a AMERP oferece um custo bem mais barato das máquinas para quem é associado. Por isso, quero dizer aos prefeitos que ainda não participam dessa Associação, que venham fazer parte, pois os custos são bem mais baratos que os cobrados por outras empresas e todos aqui estão preparados para atender o município com muita capacidade e dedicação”.
Ele também falou sobre a emoção de ter sido presidente da AMERP e sobre projetos futuros para a Administração de Muriaé: “Estou muito feliz de fazer parte desta entidade e tenho hoje o prazer de entregar o cargo para o meu companheiro Arlindo Alves, o Dinho, que foi meu vice na AMERP, e sei que tem muita competência. Eu também não poderia continuar a presidir a AMERP, pois irei tentar a reeleição municipal, se Deus quiser, e terei que me dedicar à campanha”.
Até o dia 31 de dezembro de 2008, a AMERP terá como presidente o prefeito de Patrocínio, Arlindo Alves Filgueira Neto, mais conhecido como Dinho. O cargo de 1º vice-presidente ficou para o prefeito de Eugenópolis, Vasco Navarro; e o de 2º vice-presidente, para o prefeito de Rosário da Limeira, Cristovam Gonzaga da Luz. Para o Conselho Fiscal foram eleitos os prefeitos José Braz (Muriaé), Luiz Carlos da Rocha (Antônio Prado de Minas) e Luiz Antônio de Freitas (Palma).
“Agradeço aos colegas prefeitos que me apoiaram. Não é a primeira vez que presido a AMERP, e é muito bom estar aqui, principalmente porque a entidade tem uma pessoa tão competente como Vicélio, além de toda a equipe administrativa. A reeleição é importante porque o trabalho do prefeito, no primeiro mandato, é muito pequeno. Hoje, o prefeito já está acostumado ao sistema das prefeituras e sendo reeleitos, todos eles, com certeza, irão fazer um trabalho bem melhor para nossa região. Nosso primeiro mandato foi para organizar a casa, embora eu já atenda a uma associação organizada, na qual José Braz era o presidente e, eu, o vice. Agora é só traçar as metas e seguir caminho”, comentou o atual presidente da AMERP e também prefeito de Patrocínio, Arlindo Alves Filgueira Neto.
Para o Secretário Micro-regional Executivo da AMERP, Vicélio Lúcio, a entidade demonstrou, mais uma vez, o igoroso cumprimento do próprio Estatuto, que determina, em seu artigo 7º, a realização, a cada dois meses, de Assembléias Gerais Ordinárias e de eleição da Diretoria até o dia 15 de janeiro. “Estamos hoje, dia 10, empossando a nossa nova Diretoria. Não houve disputa na eleição, o presidente foi eleito por aclamação, cargo que cabe agora ao prefeito de Patrocínio, o popular Dinho, que já foi presidente por uma ocasião e desempenhou um grande trabalho à frente da Associação. Temos certeza que neste ano de 2008 não será diferente e que ele irá realizar um belo trabalho novamente”, conclui Vicélio.