15/11/2015 - Militares da Polícia do Meio Ambiente de Muriaé (4ª Cia PM Ind Mat) deram flagrante na manhã de hoje (domingo) em um local usado como Rinha de Galo conhecido como "Rinha do Mário do Bem" numa estrada de chão próximo a Capetinga. No local foram encontrados vários veículos estacionados e os condutores se preparavam para dar início a atividade ilegal e cruel de briga de galo entre seus animais. Foram apreendidos três galos muito machucados e outros materiais relacionados como o leitor poderá constatar nas imagens abaixo.
Atendendo a uma denúncia repassada por telefone estiveram presentes na ação o Sargento Luciano e Sargento Madriaga que estavam de folga e montaram equipe em apoio ao Cabo Jardel que é aluno do Cefs. O proprietário do local foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Muriaé e fica a disposição da Justiça.
Animal com ferimento abertono peito. Sinal visível de maus tratos.
"Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98
È considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.
Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa.
Parágrafo 1°. - Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
Parágrafo 2°. - A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s)."
Os atos de maus-tratos e crueldades mais comuns são:
- abandono;
- manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis;
- deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico;
- envenenamento;
- agressão física, covarde e exagerada;
- mutilação;
- utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento;
- não procurar um veterinário se o animal estiver doente;