Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 13/11/2015 às 10h14

Dia Nacional da Alfabetização - 14 de novembro

A educação  deve  ser  entendida  no  sentido  amplo,  sem  se  restringir  a  ensinar  a  criança  a  ler  e  a escrever,  mas  também  a  pensar,  refletir  e  compreender.  Através  do  hábito  de  leitura,  a  criança aumenta seu conhecimento sobre o mundo e se prepara para exercer sua cidadania.
image

Hoje,  apenas  25%  dos  brasileiros  alfabetizados  são  leitores  plenos,  o  que  significa  que  75%  não  têm capacidade  de  compreender  e  interpretar  textos,  segundo dados  do  INAF  —  Indicador  Nacional  de Analfabetismo Funcional.

"Liberdade, espontaneidade, afetividade e fantasia são elementos que fundam a infância. Tais substâncias são também pertinentes à construção literária. Daí, a literatura ser próxima da criança. Possibilitar aos mais jovens acesso ao texto literário é garantir a presença de tais elementos, que inauguram a vida, como essenciais para o seu crescimento. Nesse sentido é indispensável a presença da literatura em todos os espaços por onde circula a infância. Todas as atividades que têm a literatura como objeto central serão promovidas para fazer do País uma sociedade leitora. O apoio de todos que assim compreendem a função literária é proposição indispensável. Se é um projeto literário é também uma ação política por sonhar um País mais digno."

BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS, in Manifesto por um Brasil Literário, Paraty, 2009

Fonte: Câmara Brasileira do Livro



Gazeta de Muriaé
HPMAIS