Em 04/01/2008 às 08h49
A noite do primeiro dia de atividades de 2008 foi bastante movimentada na Câmara Municipal de Muriaé, com a cerimônia de posse do Pastor Antônio Augusto, eleito para o cargo de presidente da Casa Legislativa.
Entre os presentes, destacaram-se o prefeito José Braz e a primeira-dama Lédia; membros do Secretariado Municipal; vereadores; o deputado estadual Bráulio Braz; o assessor jurídico da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Dr. Tarcisio Maciel; o gerente geral da Caixa Econômica, Anderson Oliveira da Silva e a gerente de Relacionamento de Pessoa Jurídica, Maira Baldanza; o presidente do Rotary, José Antunes dos Santos; o delegado do SINDIVEST, Carlos Magno; presidentes de Associações de Moradores de Muriaé; representantes de Partidos Políticos e de instituições educativas, dentre outros.
Durante a cerimônia, que contou com a apresentação da banda do Ministério Manancial da Igreja do Evangelho Quadrangular, o ex-presidente da Câmara, Reverendo Wilson Reis, aproveitou para fazer uma análise de seu mandato: “O que podemos dizer é que até aqui nos ajudou o Senhor. Foi um ano de lutas e dificuldades, mas também de vitórias. Estamos passando a responsabilidade da Casa para uma pessoa idônea, o Pastor Antônio Augusto, que conhecemos. A Câmara está praticamente enxuta, sem dívidas, sem problemas – é apenas dar continuidade no bom alicerce que foi erguido em 2007”, analisou ele.
Além do Pastor Wilson Reis, outra autoridade que fez uma boa avaliação do passado foi o prefeito José Braz, para quem todos os presidentes da Câmara foram de extrema importância no desenvolvimento do município: “Até agora, durante nosso governo, tivemos gente de nossa coligação à frente da Câmara e, agora, para encerrar, temos o Pastor Antônio Augusto, uma pessoa excelente, que já trabalhou conosco do Grupo Líder por mais dez anos e hoje é um vereador e pastor. Fico feliz em conviver com pessoas que querem o bem de Muriaé e chego a este quarto ano de nosso governo ciente de que a presença de membros de nossa coligação foi muito importante para nossa Administração e para Muriaé”.
Para a composição da mesa, foram chamadas as seguintes autoridades: prefeito José Braz; Tenente-coronel Nelsimar Breder; 1º Sargento Nesildo Roberto de Jesus; 1º Tenente Wanderlei de Souza, Delegado da 107ª Delegacia de Serviço Militar; os secretários municipais Francisco Ofeni Silva (Agricultura e Meio Ambiente), Maria Amélia Xaia (Educação) e Eveline Amaral (Desenvolvimento Social); e o deputado Bráulio Braz, que ressaltou: “Este é mais um evento democrático do qual nossa sociedade participa. Temos aqui representantes do povo eleitos pela maioria e eu, representando a Assembléia Legislativa de Minas, cumprimento o povo muriaeense, e faço questão de prestigiar esse evento e oferecer nosso calor humano e apoio para trabalhar em prol de Muriaé e de nossa região”.
Ciente da responsabilidade do cargo que virá ocupar pela segunda vez em sua carreira política – a primeira foi em 1993 -, o Pastor Antônio Augusto comentou: “Confesso que não é um ano que eu gostaria de ser presidente. É um ano de turbulência política, no qual sabemos que será difícil manter a governabilidade da Câmara, mas creio que Deus nunca deu nada a ninguém que não tenha capacidade e se caiu em minha mão não foi por acaso. Vamos procurar desempenhar essa função que nos foi confiada, como é peculiar, com zelo, determinação e garra”.
Em recesso até a primeira segunda-feira do mês de Fevereiro, a Câmara de Vereadores de Muriaé terá pela frente um ano bastante movimentado, já que, como é de conhecimento de todos, será um ano eleitoral. Mas é com a experiência e a maturidade de seu trabalho, que o atual presidente espera saber promover um período harmônico e benéfico para o município: “Hoje já conhecemos os meandros da política e sabemos quais caminhos seguir para administrar com mais eficácia. Com certeza, a experiência irá contar muito nessa hora, mas é preciso continuar mantendo o equilíbrio. Faremos isso respeitando a opinião de todos, ainda que às vezes eu não concorde, pois isso é democracia, saber respeitar. Sei que é um ano difícil, mas é preciso administrar com pulso, equilíbrio e maturidade para que possamos, assim, não trazer prejuízo à municipalidade”, frisou o presidente.
Para tanto, algumas medidas já foram previamente tomadas na primeira reunião com os funcionários da Casa. E o Pastor já tem em mente o que deve ser feito para garantir o sucesso de seu mandato: “Temos quase 30 funcionários na Câmara e já nos reunimos hoje com eles. Assim como em qualquer lugar, alguns estão satisfeitos e outros não, mas vamos procurar manter a ordem da Casa. Já os projetos, com certeza, na medida em que forem caminhando as reuniões, iremos promulgá-los. Aqueles que chegarem até à Câmara, tendo como objetivo o bem-estar da população, iremos procurar não atravancar a pauta e liberar rápido, porque sabemos que a liberação deve ser rápida, dada à necessidade de verba federal e estadual. Vamos procurar trabalhar com equilíbrio e maturidade, em integração com os demais companheiros”, finalizou o presidente da Câmara de Vereadores, Pastor Antônio Augusto.