Em 04/01/2008 às 08h41
O final de 2007 trouxe uma grata surpresa para os muriaeenses com a reinauguração da 76ª Cia. de Polícia, localizada à Praça João Pinheiro. A iniciativa é um grande marco para a cidade, pois representa um retorno aos tempos áureos do comércio central e uma promessa de maior segurança para o presente e para o futuro.
Participaram da solenidade, realizada no dia 28 de dezembro, autoridades municipais, oficiais e grande número de populares – todos cientes da importância da presença da PM para os comerciantes e consumidores da área. A Companhia irá funcionar de segunda a sexta-feira, entre 08h30 e 12h, e de 14h às 18h. Mas a expectativa do comando é que, futuramente, seja possível realizar uma atuação 24 horas por dia.
Reformada pela Prefeitura de Muriaé, a sede da 76ª Cia. ficará a cargo do policiamento ostensivo e irá oferecer serviços variados à população, como explicou o Cel. Nelsimar Breder Rodrigues: “Pretendemos facilitar o acesso das pessoas ao serviço da Polícia Militar, através do fornecimento de cópias de boletins de ocorrência. Além disso, este é o embrião para a implantação do projeto Olho Vivo, que constitui na instalação de câmeras de monitoramento visando à redução de índices de criminalidade do município”.
Para tanto, a estrutura da Companhia já se encontra munida de equipamentos como computadores, impressora, rádio e três veículos Blazer – uma delas, inclusive, recebida no mesmo dia da reinauguração da sede. De acordo com o Cel. Breder, existem tentativas de busca de uma maior participação do Estado no custeio de despesas como comunicação e combustível, no intuito de melhorar e ampliar o serviço da PM em Muriaé.
Quanto às possibilidades de implantação do “Olho Vivo”, o coronel comentou os benefícios da iniciativa: “Estive na Câmara dos Vereadores e o presidente está repassando a importância de 12 mil reais para o início do projeto, que irá permitir maior presença da PM nas ruas centrais de Muriaé, aumentando a ostensividade. Evidentemente, nós não podemos nos preocupar somente com o Centro da cidade, mas com a presença em todos os bairros”.
Outra meta da PM é que Muriaé perca seu primeiro lugar em índice de criminalidade violenta da região entre os 80 municípios que compõem a 4ª região da PM: “Nós pretendemos colocar o município em um patamar que seja, pelo menos, equivalente à população de 100 mil habitantes. Já estamos vivendo uma realidade da evolução do serviço da PM na cidade, já que, coincidentemente, hoje é o 76º dia sem homicídios em Muriaé”, comemorou o coronel Breder.
Para o presidente da Câmara Municipal, o vereador Reverendo Wilson Reis, a instalação das câmeras no centro da cidade funcionará como aliada direta da Polícia Militar: “Este é um projeto ricamente beneficente ao povo da nossa cidade e creio que, nestes momentos em que estamos vivendo, nada é mais justo do que cooperar. Essas câmeras vão trazer uma agilidade, pois vão retratar o fato no momento em que estiver acontecendo, o que irá facilitar a ação e o rápido combate ao crime. A Câmara Municipal de Muriaé está fazendo o mínimo, mas esperamos que os Bancos e os empresários também colaborarem. Nós lançamos a semente, aprovando o projeto e fazendo toda a economia para doar duas câmeras e isso não é apenas uma proposta do presidente da Câmara Municipal, mas sim, uma concordância entre os nossos vereadores”, assegurou o Reverendo.
Idealizado pelo Conselho de Segurança Pública de Muriaé (CONSEP), o projeto “Olho Vivo” já existe em cidades como Belo Horizonte e Juiz de Fora, com resultados consideráveis. Ipatinga também se prepara para aderir à implantação. “Apresentamos o projeto em abril para que fosse abraçado por todas as agências bancárias, pelo CDL e pelo comércio em geral. Sabemos que é difícil, porque é um projeto caro e, sem dúvida, a iniciativa da Câmara Municipal, através da unidade dos vereadores e de seu presidente em fazer esse repasse, irá contribuir para a compra de duas câmaras. Já nos reunimos com gerentes de banco e isso irá motivar as agências a se envolverem no projeto. Por isso, quero agradecer ao presidente da Câmara, Reverendo Wilson Reis, e a todos os vereadores que votaram o Projeto de Lei Autorizativo, repassando esse valor destinado para o projeto Olho Vivo. Vai depender, então, que o prefeito também se interesse e se envolva no projeto”, destacou o presidente do CONSEP, Pastor João Mila.
Presente à reinauguração da 76ª Cia. de Polícia Militar, o Delegado Regional, Dr. Wagner Schubert de Castro, comentou a integração do trabalho das Polícias Militar e Civil: “Esta inauguração é de grande importância, uma vez que, quanto melhor o policiamento preventivo, melhor para a sociedade e para nós da Polícia Civil, encarregados do policiamento repressivo. É como diz o ditado – melhor evitar do que remediar”.
“Este é um passo importante para nossa cidade e vem reforçar a segurança da população. Com certeza, irá somar muito para a cidade e, por isso, temos que parabenizar o Comandante da PM, ao Capitão e, principalmente, ao Tenente Pimentel, pelo excelente papel que vêm desempenhando em prol da segurança de Muriaé”, reforçou o vereador João Cândido Ribeiro (João Fiscal).
Sob o comando do Tenente Pimentel, a 76ª Companhia irá se encarregar de atendimentos de ocorrências mais simples, como perda de documentos, por exemplo, cópias de boletim de ocorrência e atividades voltadas para administração, logística e instruções. “O objetivo é acelerar a forma de atuação da PM, para que possamos oferecer sempre um atendimento melhor. Atribuímos essa reforma da Companhia à boa vontade do prefeito José Braz, que quis trazer a Polícia para o Centro da cidade e dar um respaldo para que possamos desempenhar bem a nossa função”, ressaltou o Tenente.
Para ele, muitos reflexos da atuação da Polícia Militar já podem ser destacados desde a vinda do 47º Batalhão. “O número de ocorrências já diminuiu bastante na área central nos últimos três meses. Mas nosso objetivo não é só a parte central, mas manter o Pelotão funcionando normalmente no Bairro da Barra e atender ao Dornelas. Temos viaturas básicas atendendo ao Santa Terezinha, Barra, Dornelas e adjacências, além da viatura rural e de quatro equipes da Rotam. Lançamos, ainda, uma TPO 789 para fazer um policiamento na área central e dar suporte às outras viaturas nos bairros periféricos. Estamos procurando cercar ao máximo para que toda cidade possa ser bem atendida com o policiamento. Já diminuíram bastante o número de ocorrências de alta complexidade e o número de assaltos. Temos 76 dias sem homicídios em Muriaé e isso é uma dádiva, porque sabemos que esses crimes, de uns tempos para cá, ocorriam na cidade todos os dias. Podemos, então, dizer que Muriaé está bem servida com policiais abnegados e dedicados, preocupados em fazer cumprir a nossa missão, que é proteger e servir a população”, finalizou o Tenente Pimentel.