Em 06/11/2015 às 12h25
Seminário Regional da Dengue Ubá
Foi realizado nos dias 03 e 04/11 no Hotel Ubaense Plaza, o Seminário Regional de Diretrizes para Controle da Dengue, Febre Chikungunya e Zica Vírus que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) preparou em parceria com as Regionais e nesta data, realizada a da Gerência Regional de Saúde de Ubá.
Foram convidados os 31 municípios circunscritos à GRS/Ubá que tiveram grande aderência, a diretora da GRS/Ubá, Maria Inês Martins de Almeida, o Secretário Municipal de Saúde de Ubá, Cláudio Ponciano e os membros do Comitê que foram responsáveis pela gestão organizacional do evento. O facilitador do nível central, Dionísio Pacceli Costa, discursou sobre as diretrizes de ações de prevenção para 2016, características e especificidades de cada doença.
O seminário foi direcionado a partir de quatro eixos: Vigilância Epidemiológica, Assistência ao Paciente, Mobilização Social e Controle Vetorial sob a premissa das doenças citadas acima, abordando desde notificação de óbito e preenchimento adequado à crise hídrica da cidade que também espelha-se a situação do país gerando uma discussão em torno do controle dessas epidemias.
Foram propostos grupos de discussão a partir destes eixos que trataram o assunto profundamente seguindo os parâmetros e demandas de cada município. Dentro dos assuntos tratados, estão: a inserção na grade curricular escolar sobre Dengue e ações preventivas, parceria com associações de bairro e a participação ativa de um agente de educação nos comitês.
Ao segundo dia foram apresentados dois municípios que têm experiências exitosas: Ubá (extrato 1) e Coimbra (extrato 4) demostrando como a equipe de endemias desses municípios têm se organizado para o enfrentamento da e controle da dengue.
Durante o seminário foi iniciado o preenchimento do Plano de Contingência que deverão servir de instrumento no monitoramento e controle da dengue e estreitar o controle junto ao nível central. Também levantada, a ação de mobilização desenvolvida pela SES/MG, "10 minutos contra a Dengue", que traz como primordial a ação de cada indivíduo 10 minutos por semana para ações de prevenção seja em sua casa ou na própria rua.
"Espero que tenhamos consciência que a
participação ativa de todos os agentes afeta diretamente na qualidade de vida
da sociedade", disse Dionísio Pacceli ao final do seminário ressaltando que a
atividade contínua de cada um dos agentes de saúde é primordial para a mudança
nesse cenário.
Caroline Domingos
04 de novembro de 2015