Parte de uma barragem de Mineradora na região de Ouro Preto e Mariana se rompeu na tarde desta quinta-feira provocando estragos e mortes na região. Pessoas ficaram ilhadas e outras soterradas no acidente.
A cidade parou e moradores estão mobilizados em ajudar as vítimas do acidente e nomesmo dia montaram um posto de acolhimento no Ginásio Arena Mariana que serve também para recebimento de ajuda humanitária tipo roupas, comida, medicamentos e colchões. Informações do grupo de whatsapp amigos da farmácia.
Em Conselheiro Lafayete as ajudas podem ser enviadas para Drogaria Vity Gold na Rua Tavares de Melo 630, Centro.
O governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, recebeu com consternação, na tarde desta quinta-feira (5), a informação sobre o rompimento de uma barragem no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. Por determinação do governador, a Defesa Civil e outros órgãos competentes estão envidando todos os esforços para prestar os primeiros socorros e todo atendimento necessário à população do distrito, ainda de difícil acesso em razão dos estragos causados pela inundação. Quatro helicópteros partiram para Bento Rodrigues com grupamentos do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad). O chefe do Gabinete Militar, coronel Helbert Figueiró, acompanha as equipes no local. O governador está em contato com o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, e com o presidente da Samarco, Ricardo Vescovi. Pimentel conversou na noite de hoje com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Os dois acompanharão os trabalhos de salvamento em Bento Rodrigues nesta sexta-feira, com decolagem de Belo Horizonte prevista para as 08h00. As causas e responsabilidades pelo ocorrido serão rigorosamente apuradas.