05/11/2015 - A Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, entendendo que é compromisso de todos nós reconhecer e valorizar a história e a cultura dos africanos na formação da sociedade brasileira convidou para o primeiro Fórum "Diálogos para consciência Afro", inspetores escolares; analistas educacionais; diretores; especialistas e professores da rede estadual e municipal para discutir e buscar formas concretas de promover uma educação para as relações Étnicos Raciais nas escolas da rede pública do estado de Minas Gerais.
Com isto a SEE/MG atendendo à Lei Federal 1639/2003, dá um passo decisivo para superar preconceitos históricos e garantir condições iguais de aprendizagem e desenvolvimento para todos.
O Diretor Educacional da SRE Muriaé, Sandro Areal Carrizo, foi o articulador da Mesa Redonda do Fórum que contou com a participação dos professores: José Carlos Arquetti Filho; Maria Aparecida Viana; Dr. Natalino da Silva Oliveira e; e Wesley de Souza Rodrigues que é membro do Grupo Consciência.
Ao final das palestras os professores da mesa enriqueceram o debate respondendo aos questionamentos dos presentes no Teatro Belmira Vilas Boas.