O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) "Novamente" de São Francisco do Glória realizou nesta terça-feira, dia 20, uma festa em comemoração ao um ano de funcionamento em nosso município. Para marcar esse primeiro ano de trabalho a equipe reuniu profissionais, usuários e seus familiares. Na oportunidade estiveram presentes o vice-prefeito Walace Pedrosa, o presidente da Câmara de Vereadores Inácio Dolizete e as secretárias municipais de saúde, de assistência social e de cultura, em um evento que, além de discursos de agradecimento à equipe e ao prefeito municipal, contou com depoimentos e apresentações culturais dos usuários e um delicioso cofee break, tudo preparado com muito carinho.
Composto por uma equipe multidisciplinar - médico psiquiatra, assistente social, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, técnico de enfermagem, artesã, monitor e auxiliares administrativo e de serviços gerais - a unidade já acolheu cerca de 90 usuários, que recebem atendimentos individuais e em grupo.
Entre as modalidades de tratamento estão às atividades terapêuticas como oficinas de artesanato, atividades físicas, passeios e festividades em datas comemorativas, estimulando o convívio social e a proximidade familiar, na busca por promover a ressocialização e a autonomia dos usuários.
"Superamos um ano de muitas dificuldades, de adaptação a um novo perfil, cumprindo nosso papel de assegurar o atendimento aos usuários nos municípios de referência, em especial, àqueles em situação de crise, como prevê a lei federal da Reforma do Sistema Psiquiátrico. O CAPS é sim, uma nova família para os que chegam com seus conflitos e transtornos, onde sempre são tratados com amor, respeito e de forma humanizada." frisa a coordenadora de Centro Rúbia Eliza.