Em 21/12/2007 às 08h13
A tão aguardada limpeza do Rio Muriaé teve início na última terça-feira (18), no Bairro Dornelas. A máquina escavadeira, que já estava no município desde a última semana, graças a um convênio entre a Secretaria Municipal de Agricultura e o Governo do Estado, começou a desaçoriar a margem do rio, retirando grande quantidade de lama e mato.
O objetivo do trabalho é alargar e aprofundar o rio em determinados pontos, mas a dragagem não poderá ser realizada, pois o IBAMA não autorizou a obra. No entanto, segundo informações do secretário de Agricultura, Francisco Ofeni Silva, a iniciativa já irá melhorar muito a passagem das águas: “Foi um trabalho longo e difícil devido às exigências ambientais, mas, graças a Deus e aos esforços do prefeito José Braz, do deputado Bráulio Braz e da Secretaria de Agricultura do IEF, a máquina está aqui hoje para iniciar a limpeza. Nós vamos acompanhar de perto todo o processo, visando à melhoria das condições para que a população ribeirinha não venha a ter problemas”.
No total, dez pontos pré-determinados sofrerão interferência da escavadeira nos bairros Dornelas, Santana, José Cirilo e Barra. “A intenção é evitar o acontecido de janeiro deste ano, quando os moradores das margens do rio foram atingidos com a maior enchente já ocorrida no município”, explicou o secretário.
O deputado Braulio Braz, que participou do processo de liberação da máquina, comentou: “Conseguimos sensibilizar o governo do Estado de que a Prefeitura de Muriaé não teria condições de arcar com a despesa desta máquina devido aos estragos causados pela enchente. Com isto, será beneficiado o povo mais sofrido, que vive às margens do Rio Muriaé. Mas este trabalho é destinado a todos os muriaeenses, para que não volte a ver a própria casa, ou mesmo a do seu conterrâneo, sendo invadida pela água”.
De acordo com o deputado Braulio Braz, não foi fácil conseguir trazer a máquina para Muriaé, por causa das inúmeras exigências ambientais: “Mesmo com a demora, estamos confiantes, porque ainda é tempo de se fazer o que for necessário para limpar um pouco mais o rio. Os órgãos ambientais permitem que se façam uma dragagem completa, o serviço não poderá aprofundar muito no leito, mas irá limpar as partes mais críticas da cidade, especialmente os bairros Dornelas e Santana”.
O deputado também garantiu que o Governo de Minas lhe afirmou que, além dessa máquina que já se encontra na cidade, irá disponibilizar uma retroescavadeira. “Conseguimos essa grande vitória para Muriaé, pois serão beneficiados não só aqueles que foram atingidos diretamente com a enchente. Todo o povo ficou muito sensibilizado ao ver os seus conterrâneos sofrendo com a água com lama entrando em suas casas e perdendo os seus bens. Então, hoje digo que consegui este feito extraordinário para que Muriaé possa dar a volta por cima e evitar problemas futuros”, frisou
Braulio Braz.
Mesmo com o trabalho que vem sendo executado pela Prefeitura e pelo Governo do Estado, é importante destacar que o cuidado com nosso rio e com toda a natureza, é dever de cada um de nós, isto é, parte da conscientização de cada muriaeense, de cada brasileiro, como alerta o secretário de Agricultura, Francisco Ofeni: “Gostaria de pedir também à população que coopere conosco, pois o rio, muitas vezes, é tratado como depósito de lixo. Moveis velhos e pneus são lançados lá – tudo isso prejudica o escoamento da água”.