Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 06/10/2015 às 23h51

Secretário apresenta os desafios da Saúde Municipal em Audiência Pública

Em audiência pública na Câmara Municipal, ocorrida na última segunda-feira (05/10), o Secretário Municipal da Saúde de Muriaé, Franklin  Leandro Neto, fez uma apresentação coesa de mais de uma hora sobre a situação financeira da Saúde em nossa cidade. Na oportunidade, o Secretário deu boas vindas a todos os presentes, agradeceu aos representantes do Legislativo na Câmara Municipal, agradeceu e parabenizou com muita ênfase a dedicação e o trabalho dos mais de 700 profissionais da saúde do município. 
Falou do desafio em aceitar a direção da Saúde de Muriaé em detrimento a outros convites por ele rejeitados e pelo carinho e confiança em seu trabalho que a cidade tem para com ele. 
O Secretário Franklin deixou bem claro em seu discurso que a saúde está fragilizada por carência de recursos financeiros e aumento na demanda da população, seja da órdem municipal, estadual ou federal, devido a isso firmou compromisso de colocar em funcionamento a UPA da barra o mais rápido possível, mesmo que a incompatibilidade de repasse gerada com o governo federal não seja resolvida.
Ele disse também que um dos grandes "nós" vividos por sua gestão está na Assistência Farmacêutica, principalmente no sistema de Judicialização da Saúde que apesar de previsto na Constituição Federal, acontecem coisas inexplicáveis como a presença de solicitação do medicamento AAS que custa R$1,00 no comércio e é fornecido gratuitamente pela farmácia pública.
image image
Para Franklin o "peso" da saúde é muito grande no orçamento municipal e fica marcado por: manutenção de ambientes e equipamentos; folha de pagamento; aquisição e reparo de equipamentos de saúde e medicamentos; verba de repasse ao HSP (R$200.000,00 por mês) para pronto atendimento; vagas de internação nos hospitais da cidade pelo SUS; viaturas; manutenção do sistema SAMU e outros. 
No comparativo o Secretário falou do número crescente de atendimentos e consultas realizadas no período de janeiro a junho de 2015, e segundo ele será a maior da história. Enalteceu a atuação especial dos enfermeiros e a prática da consulta de enfermagem que agiliza o atendimento reduzindo o tempo de espera nas UBS do município e do grande número de visitas domiciliares realizadas. 
Finalmente Franklin se mostrou preocupado com o crescimento dos casos notificados e confirmados de DENGUE que preocupam. Com relação a isto prometeu mais empenho da equipe responsável e conclamou a população para fazer sua parte implementando ações de cuidado de prevenção.

image image

Autor: Fernando Amaral de Calais



Gazeta de Muriaé
HPMAIS