Em 21/12/2007 às 07h56
Fundado em 1913 – às vésperas do início da I Guerra Mundial – pelo odontólogo Mário de Ururahy Macedo, o então “Atheneu São Paulo” atravessou o século XX primando por uma educação ética, humana e consciente de seus alunos.
E foi com estes mesmos princípios que, a agora chamada Escola São Paulo, chegou ao século XXI, pronta para os desafios do futuro, carregando na bagagem o dinamismo da tecnologia e a tradição do aprendizado arraigado em bases solidárias.
Em 2007 a instituição viveu um de seus anos mais promissores, com uma vasta agenda de atividades e inúmeras realizações junto à comunidade. Por isso, na noite de sexta-feira (14), funcionários, professores e a direção da Escola se reuniram para comemorar as conquistas e compartilhar novos sonhos.
A festa de confraternização, que aconteceu na sede da instituição, foi aberta pelo diretor José Nicodemos Couto, cujas palavras exaltaram o ano de sucesso da Escola São Paulo. “Vivenciamos muitas situações participativas e grandes conquistas, como o intercâmbio esportivo cultural, o 1º lugar no Exame Nacional do Ensino Médio – o ENEM -, os projetos Vida e Adote uma Árvore, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, a Orquestra de Percussão e a Educação de Jovens e Adultos, entre outras belas realizações, frutos do empenho de professores, alunos, familiares e parceiros da nossa Escola”, ressaltou Nicodemos.
De fato, a Escola São Paulo tem muitos motivos para comemorar, já que, em 2007, a agenda cultural esteve recheada de atividades, sob responsabilidade de professores, diretores, equipe pedagógica, supervisores, orientadores, funcionários e alunos. O ano começou com o Carnaval da Paz e com o projeto de Educação Ambiental – Fraternidade e Amazônia e, ainda no primeiro semestre, foram realizadas as tradicionais Festas da Família e Junina, além do Show de Calouros e da II Mostra de Conhecimentos Científicos, com direito a dois trabalhos expostos durante a Semana de Tecnologia da Faminas.
Após as merecidas férias do meio de ano, as atividades foram retomadas com a Semana do Folclore, a exposição “A primavera brasileira” e projeto Adote uma Árvore que, graças a uma ampla repercussão, passou a contar com parceiros como a Secretaria Municipal de Agricultura e a Osaka Automóveis. Seguiram-se os eventos relativos à Semana da Criança, a homenagem ao Dia do Professor, o Espaço Cultural, com exaltação à cultura afro-brasileira e a mostra de decorações natalinas. Entre os meses de outubro e novembro houve, ainda, a realização do tradicional Bolsão e as celebrações das formaturas.
Também merecem ser lembrados os excelentes resultados obtidos no PISM, PASES e no Vestibular e a formação da primeira turma do EJA, com certificados e edição do 1º livro. No esporte, entre outros destaques, como o projeto esportivo Pró-Hand, a Escola São Paulo sagrou-se no vice-campeonato mineiro de Handball durante os Jogos Estudantis de Minas (JEM).
E como indiscutível patrimônio cultural do município, deu-se, ainda, o tombamento da fachada do prédio do prédio da instituição pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura – Rouanet, que também permitiu a realização do Festival Regional Estudantil da Canção (FESTICAN). Outra grande inovação da Escola foi o lançamento da primeira edição da Revista Interativa, com participação de professores, funcionários e alunos.
Estes são apenas alguns dos aspectos que fazem da Escola São Paulo um ponto referencial de educação não só em Muriaé, mas em toda a região. É através da atuação de profissionais competentes e empenhados na arte de educar e construir cidadãos, que o idealismo desta instituição se renova a cada novo ano. Assim, professores, diretores, funcionários, alunos e todos aqueles que prezam pelo ensino de qualidade dão-se as mãos neste final de ano e planejam novas metas para 2008.