Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 21/12/2007 às 07h50

Conferência Municipal dos Direitos do Deficiente

Muriaé tem   Aconteceu no Anfiteatro da Praça João Pinheiro, durante toda a manhã da última quarta-feira (19), a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que englobou todos os deficientes de Muriaé - não só os físicos, mas ainda os mentais.

  De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Eveline Castro do Amaral, o objetivo do evento é a formação de um Conselho especializado: “A Conferência acontece para juntarmos as entidades não-governamentais e as pessoas envolvidas com a causa para que saia daqui um Conselho Municipal do Deficiente formado”, disse ela.

  Eveline também comentou sobre um dos assuntos da palestra, a importância de que os deficientes tenham acesso aos seus direitos: “Eles possuem inúmeros direitos que nem mesmo eles sabem que existem. O papel principal dessa Assembléia é montar um Conselho para que eles possam, dentro de Muriaé, ter acesso a todos os direitos que eles têm por lei”, justificou.

  A Prefeitura de Muriaé oferece toda a estrutura física para que o  Centro de Integração e Assistência Social do Deficiente de Muriaé (Ciasdem) funcione e, além de ter doado o espaço físico, também cedeu computadores novos, linha de telefone e acesso à internet. Por sua vez, a Secretaria de Desenvolvimento Social cedeu uma assistente social e uma psicóloga, que, diariamente, assessoram os deficientes no espaço que eles utilizam. Tudo isso tem por meta oferecer uma melhor estrutura para a associação.

  A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência reuniu dezenas de deficientes e seus familiares e representou um marco nos direitos das pessoas especiais. “Acho que estamos num momento importante porque estamos começando a ganhar adesão popular. À medida que isso vai acontecendo, as oportunidades vão surgindo. Essa união do Ciasdem com os demais órgãos é válida e vai contribuir para melhorar a vida dos deficientes da cidade”, ressaltou o tesoureiro do Ciasdem, Carlos Roberto dos Reis.

Autor: Cícero Gomes

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS