Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 23/09/2015 às 11h13

Programa de Educação Ambiental beneficia professores e jovens da Zona da Mata mineira

Realizado pela Votorantim Metais, o Programa de Educação e Comunicação Socioambiental (PECA) promoveu capacitação de cerca de 300 pessoas na região

 O Programa de Educação e Comunicação Socioambiental (PECA) realizou, na segunda quinzena de agosto, uma série de ações educativas, capacitações e palestras para professores municipais da Zona da Mata, em São Sebastião da Vargem Alegre. Foram promovidas também, no mesmo período, diversas atividades com a população local, por meio do projeto VM vai à comunidade. Até o momento, foram beneficiadas 323 pessoas nas duas iniciativas.

 O Curso de Atualização em Educação Ambiental para Professores contou com a participação de 36 professores de escolas municipais, membros do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e das APAE's (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionaisda região. Durante as aulas, os professores aprenderam sobre compostagem, micro-organismos eficientes, plantas medicinais e sistemas de irrigação. 

 

Para a professora da Escola Municipal Isa Morais de Freitas, de Itamarati de Minas, Daiane Morta Araújo, as aulas da escola serão mais dinâmicas depois da capacitação. "O curso surpreendeu todas as expectativas e nos ensinou como sair do teórico e ministrar aulas mais divertidas para os alunos. Com certeza, eles irão absorver mais conhecimento e participar mais dos debates", afirma.

De acordo com ela, o conteúdo aprendido durante o curso já foi passado aos colegas, que também irão transformar a metodologia de ensino de das suas aulas. "Já fizemos reuniões e trocamos ideia sobre o tema. Inicialmente, vamos começar trabalhando com as plantas em uma aula teórica para depois plantarmos juntos na escola", ressalta.

Consciência ambiental

Também dentro do PECA, o projeto Votorantim Metais vai à Comunidade, contemplou as escolas estaduais, municipais e comunidades do entorno da Unidade da Zona da Mata, com orientações sobre práticas individuais e coletivas que contribuem para a construção de uma consciência ecológica em relação às temáticas ambientais da região. A iniciativa visa estreitar o relacionamento da Empresa com a comunidade e promover ações sensíveis de mobilização ligadas a temas socioambientais.

Para Ricardo Vinhal, gerente geral das Unidades de Mineração de Bauxita da Votorantim Metais, a empresa tem o compromisso de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes em relação ao meio ambiente. "O PECA tem papel fundamental para a construção de práticas ambientalmente responsáveis, colaborando para o desenvolvimento de novos valores para a comunidade e agregando conhecimento aos educadores da Zona da Mata mineira", declara.

 image
Programa de Educação e Comunicação Socioambiental

As Unidades de Mineração da Votorantim Metais desenvolvem o Programa de Educação e Comunicação Socioambiental (PECA), desde 2001, com o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o Meio Ambiente, a fim de ajudar à sua preservação, à sua utilização sustentável e a busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta.

 O Programa atende a Lei N° 9.795, de 27 de abril e 1999 - que dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) no país e a Deliberação Normativa (DN) n° 110 de 18/07/2007, do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM).
image



Gazeta de Muriaé
HPMAIS