A muraiaeense Poliana Botelho se tornou Campeã Mundial do XFC, peso mosca, na noite de sábado (19), em São Paulo.
Na disputa pelo cinturão, realizada no XFC Internacional Center, a lutadora derrotou a argentina Silvana Juarez, conhecida como "La Marvada", no 5° round, após a "hermana" não ter mais condições de voltar ao ringue.
Durante quatro rounds, uma verdadeira guerra tomou conta do XFC International Center, até que "La Malvada" foi obrigada pelos médicos a desistir da luta no intervalo para o quinto round, após uma sequência de chutes da brasileira. Na final do torneio peso-leve (até 70,3kg), Willian Cilli finalizou Fernando dos Santos com uma guilhotina no primeiro round, enquanto Guilherme Faria nocauteou de maneira espetacular Missael Silva, também no primeiro assalto (até 65,8kg).
Poliana não tem data para defender seu cinturão, enquanto os dois campeões do GP se colocam em excelente posição para disputarem os cinturões de suas categorias, e Silvana Juarez vai descer para o peso-palha (até 52,2kg). O XFCi 11 foi o primeiro evento transmitido com exclusividade pelo Esporte Interativo, que também terá um programa semanal, todas as sextas-feiras, às 20h. Já no dia 25, serão exibidos os melhores momentos do evento, além de entrevistas exclusivas e bastidores: "Nós estamos realmente impresionados com o espetáculo que Poliana e Silvana proporcionaram", elogia o presidente do XFC, Myron Molotky. "São duas das melhores peso-mosca do mundo e não tínhamos dúvida de que esse combate ficaria para a história do XFC. Ambas foram duas grandes guerreiras, superaram situações adversas. Poliana, hoje, é a melhor lutadora peso-mosca do mundo. Ponto. Não há argumentos. Os dois campeões dos torneios também foi incríveis. Willian nos orgulha muito por ter sido descoberto numa seletiva e o Guilherme, possivelmente, é o lutador com trocação mais precisa em todo o MMA".
O duelo entre Poliana e Silvana era muito aguardado, já que colocava frente a frente as duas campeãs das duas primeiras do torneio peso-mosca. Já no primeiro round, a brasileira acertou golpes que quase fecharam o olho direita da argentina, e parecia ter controle da luta. Até que no segundo round, "La Malvada" foi melhor e, no terceiro, teve seu grande momento, aplicando um knockdown e chegando muito perto de conseguir a finalização, defendida na raça até soar o gongo.
O quarto assalto viria a mudar tudo. Cansada, Poliana Botelho não tinha mais a agressividade de antes, mas passou a seguir exatamente as instruções do corner, que a orientavam chutar a coxa, já muito machucada de Silvana, "à la Pedro Rizzo". A brasileira terminou o round com um uma sequência de leg kicks até que acertou o grande golpe no último segundo: um chute rodado, na altura das costelas, que fechou momentaneamente a entrada de ar para os pulmões, fazendo com que a argentina caísse e obrigasse os médicos a interromperem o duelo no intervalo para o quinto e decisivo assalto. Vitória e título comemorados na Nova União: "A Silvana com certeza foi a atleta mais dura que já enfrentei. Não esperava que fosse tão difícil, ela me colocou em situações que eu nunca tinha passado e eu saio dessa luta muito mais experiente", afirma Poliana, para festejar o título e agradecer o apoio de todos, especialmente dos colegas presentes. "Esse título coroa todo meu esforço, a perda de peso, os treinos pesados, o tempo longe da minha família e eu não poderia ir embora aqui sem esse cinturão. Lutei com meu sangue, suor, alma e vou ser esse campeão por muito tempo".
Com informações de: http://blogs.oglobo.globo.com/mma/post/xfci-11-poliana-botelho-vence-guerra-contra-argentina-e-conquista-cinturao-peso-mosca-veja-luta.html