Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 14/12/2007 às 11h46

Dia Municipal da Saúde movimenta Muriaé

  O Dia Municipal da Saúde, comemorado no segundo sábado de dezembro, foi de grande movimentação em todo o município. Na verdade, as atividades tiveram início já no dia 03, em pontos estratégicos da cidade, como na “Via Saúde” e na Avenida Juscelino Kubitscheck.

  De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Marcos Guarino, o evento reuniu milhares de pessoas – da área urbana e rural: “Este é um projeto da Secretaria Municipal e do Conselho Municipal de Saúde, aprovado através do vereador João Fiscal. Todo ano, o segundo sábado de dezembro será dedicado à saúde. Na semana, tivemos antes uma reunião de apresentação do Plano Diretor e de elaboração do Plano de Ação para o ano seguinte e terminamos com trabalhos voltados para a comunidade e com todos os PSFs abertos no sábado. Foi um verdadeiro sucesso!”.

  Para os amantes da caminhada, nada melhor que unir hobby e saúde. E foi o que aconteceu no “calçadão” Via Saúde, graças à presença das equipes de Enfermagem e de Fisioterapia, que passaram toda a semana – 03 a 08 de dezembro – prestando orientações e aferindo a pressão arterial de quem passava por ali.

  Segundo o secretário Municipal de Saúde, o que mais contribuiu para o sucesso do projeto foi a união dos profissionais, responsáveis por um verdadeiro mutirão da saúde: “Tivemos ainda trabalhos em escolas; alguns médicos que não puderam atender no final de semana prestaram serviço durante a semana, no Centro de Especialidades, como o Dr. Paulo Kussumi. Além disso, a Clínica de Fisioterapia Reabilitar apoiou o nosso projeto, assim como a Fundação, que se colocou à disposição para a realização de preventivos gratuitos; a Casa de Saúde, através da Clinica Radiológica Santa Lúcia e o Centro de Diagnóstico do Hospital. Tivemos apoio de vários médicos da rede trabalhando como voluntários”, completou o secretário.

  No sábado, dia 08, o “Dia Municipal da Saúde”, as atividades começaram pelo Bairro Santa Terezinha, às 07h, com palestra específica do cardiologista Dr. Edvar, mais voltada para a prevenção da hipertensão e da diabete. Além dos PSFs da cidade e distritos, do Laboratório Municipal e do Centro de Especialidades, a Praça João Pinheiro, o Hospital São Paulo e a Casa de Saúde Santa Lúcia transformaram-se em verdadeiros pólos de atendimentos, exames e vacinação.

  Ao término do dia, a Secretaria de Saúde pôde computar milhares de aferição de pressão e de exames de glicemia, 40 atendimentos de Oftalmologia, 50 de Ortopedia, 27 ecocardiogramas, 107 exames no Laboratório Municipal, 11 cirurgias com os profissionais do Hospital São Paulo, 80 exames de densitometria – 30 no HSP e 40 na Casa de Saúde -, 40 mamografias e 50 tomografias nos distritos, e 38 ultrassonografias. “Foram inúmeras ações voltadas para o público de Muriaé e dos distritos. Em alguns postos, pediatras fizeram plantão, tivemos a Dra. Cristiane Dornelas (Dermatologia) atendendo no Centro de Epidemiologia, preventivos com o Dr. Jarbas em Itamuri e com Dr. José Carlos, na Capetinga, orientações de Pneumologia, enfim, um grande mutirão”, comemorou Dr. Marcos.

  A Vigilância Sanitária também disponibilizou uma equipe para orientar a população quanto à manipulação de alimentos e como evitar intoxicações; a Farmácia Popular manteve um stand na Praça João Pinheiro, prestando esclarecimentos sobre medicação; a equipe da Funasa intensificou as atividades educativas contra a Dengue. “Outro destaque foi a vacinação no sábado, uma forma de chegar às pessoas que não puderam comparecer ao Centro de Especialidades durante a semana e de contribuir para a colocação dos cartões em dia.    

  “Oferecemos, ainda, palestras com psicólogos e orientações de fonoaudiólogos, ou seja, procuramos atender à comunidade em todas as especialidades da área médica”, concluiu Dr. Marcos Guarino.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS