Em 14/12/2007 às 11h41
Nos últimos três meses, as crianças do distrito de São João do Glória vêm convivendo com as presenças constantes de duas novas amigas: a cirurgiã-dentista Graziela Beloni e sua auxiliar de consultório, Nathália Coelho.
O objetivo do trabalho odontológico naquela região é incentivar a higiene bucal, através de orientações à comunidade e aos alunos da Escola Municipal São João do Glória. “Foi muito importante para nós e o atendimento foi ótimo, atingindo a todas as crianças. Elas fizeram um trabalho de conscientização, distribuição de materiais, mas o mais importante foram os lados preventivo e educativo, porque a criança tem que adquirir o hábito de conservação dos dentes”, ressaltou a coordenadora da escola, Lindalva Machado.
As atividades iniciais incluíram palestras, aplicação de flúor e distribuição de escovas de dente – o que foi de fundamental relevância para o sucesso do projeto, já que muitas famílias carentes não tinham acesso a tais benefícios. Durante esta fase, os profissionais fizeram a seleção de quais alunos teriam necessidade de tratamento odontológico.
Durante o tratamento, a cirurgiã-dentista Graziela Beloni se surpreendeu com um fato: das 50 crianças tratadas, apenas uma delas não apresentava cáries. “As outras 49 apresentavam cáries praticamente na boca toda”, contou ela. “Começamos com o básico, no caso, as extrações, a limpeza, a retirada da cárie e as obturações, tanto em platina quanto da cor do dente, em resina ou amálgama”.
Para Graziela, é grande a satisfação de dever cumprido – tanto na prevenção quanto na cura: “Ficamos muito felizes com o trabalho, porque vimos como as crianças estavam leigas em relação à saúde bucal e, hoje, elas aplicam a escovação diariamente, sem que o professor tenha que pedir e vigiar. As mães vêm sempre aqui agradecer e pedir outras escovas para levarem para casa. Esta distribuição foi muito boa e estou orgulhosa de ter feito esse trabalho, que concluímos, principalmente, com o apoio do prefeito José Braz, que nos deu a oportunidade de implantar um consultório aqui em São João do Glória”, comentou a cirurgiã-dentista.
Entre as crianças a felicidade também é geral. Livres das cáries, elas comemoram a saúde da boca e a amizade firmada com a dentista: “A tia tirou os bichinhos dos meus dentes”, contou o pequeno Guilherme Henrique Reis, de apenas 05 anos. “Ela arrancou um dente, limpou e obturou. E eu aprendi a escovar e a fazer a higiene todos os dias em casa”, garantiu Tamires Aparecida da Rocha, de 11 anos.