Em 14/12/2007 às 11h12
A Agência de Muriaé da Caixa Econômica Federal proporcionou uma memorável experiência aos empresários da cidade ao realizar, na noite da sexta-feira (07), uma palestra com o renomado professor Pachecão.
Esteve presente ao evento, que foi realizado na sede da instituição, grande número de autoridades municipais e empresários; entre elas, o prefeito José Braz; o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Bianchi Botaro; o Delegado Regional do Sindiveste na região, Carlos Mágno; e a presidente do Condesc, Solange Maria Montezano Adriano.
Como já é característica do palestrante, sua apresentação foi descontraída e repleta de surpresas. O revolucionário professor de química, que utiliza de inúmeros artifícios e técnicas para atrair a atenção dos adolescentes para aquelas matérias pré-vestibular consideradas “chatas”, também teve grande sucesso em conquistar o público da CEF, hipnotizando aqueles que participaram da palestra motivacional.
Pachecão lança mão das leis da física para atingir aos seus objetivos: “Falo das leis da física na vida da gente, porque nós somos parte da natureza e a física estuda a natureza; consequentemente, ela estuda os relacionamentos”, explicou ele.
E relacionamento foi a palavra-chave da noite, apresentada pelo professor como necessidade básica para o sucesso: “Acho que o sucesso é o relacionamento; estamos ligados as pessoas, então, acredito que precisamos descobrir um meio de trabalharmos juntos, com os mesmos objetivos”.
Outro destaque foi a importância dada ao perdão nas relações diárias e profissionais: “Temos que perdoar sempre o outro, porque tudo se resume no amor, fazer por gostar. Primeiro temos que gostar de nós mesmos e depois, temos que gostar do outro; às vezes, convivemos não porque gostamos, mas por necessidade, porque o ser humano é territorialista – “não põe a mão nas minhas coisas que eu fico nervoso”. Nós não sabemos compartilhar e, no entanto, temos visto que os recursos do planeta estão escassos e, por isto temos que aprender a compartilhar. Eu tenho certeza de que, se soubermos dividir e compartilhar, o mundo vai ser muito melhor”.
Pachecão, entretanto, alertou: “Isso não é para qualquer pessoa, mas quem está fazendo sucesso, quem está construindo, quem está caminhando na frente, tem este pensamento de gostar do outro, de fazer pelo outro o que gostaria que fosse feito por si mesmo, doar e perdoar. Relacionamento é o segredo do sucesso de qualquer pessoa. Tem que saber vender seu produto, saber aceitar o próximo como ele é e caminhar, porque na caminhada vamos descobrindo o jeito de trabalhar”, finalizou o professor sob calorosos aplausos.