Gazeta de Muriaé
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Em 13/08/2015 às 16h12

Greve dos Servidores do INSS completa um mês sem previsão de término

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completaram no dia 08 de agosto, um mês de paralisação, e mesmo assim, nunca proposta oficial foi apresentada aos servidores pelo Ministério do Planejamento, órgão responsável pelo INSS.
No dia em que completou um mês, os servidores participaram de uma assembléia em todo o Brasil, mas nada foi apresentado ao mesmo pelo governo; de acordo com o sindicato que representa os servidores, o resultado desta assembléia já era previsto, tendo em vista que o governo federal não apresentou proposta: "Nós esperávamos uma proposta esta semana, pelo menos para parte da pauta, mas não houve nenhuma formalização. Foi uma semana de banho-maria. Esperamos avançar na semana que vem", afirmou o representante do sindicato. 
Segundo o mesmo, cerca de 80% dos servidores aderiram ao movimento. O Ministério da Previdência, por sua vez, estima em 21,7% os grevistas. O órgão informou, ainda, que são 32.487 servidores da carreira do seguro social.
Os trabalhadores pedem reajuste de 27,3%, referentes a perdas salariais desde 2010. "O governo ofereceu 21% divididos em quatro anos, mas foi rejeitado por todos os servidores federais, eles pedem também a incorporação de gratificações, melhores condições de trabalho e concurso público. "Cerca de 70% do salário é em gratificação, que não vai na aposentadoria. Metade dos servidores que já poderiam se aposentar não o fazem por causa da redução salarial", explicou.
Em Muriaé, os atendimentos no INSS é apenas para os que já estavam agendados, e novos não tem data para agendamentos, porque a greve continua por tempo indeterminado; a categoria reivindica reajuste salarial de 27%; concurso público para repor o quadro; incorporação das gratificações; implantação do plano de cargos e carreiras; 30 horas de trabalho sem redução de vencimento; fim do assédio moral dentro da categoria; redução das terceirizações da saúde; isonomia salarial entre ativos e aposentados e reajuste dos benefícios.Outros pontos da pauta são o Concurso Público Já; Melhores Condições de Trabalho; Incorporação das Gratificações; 30 Horas para Todos; Fim do Assédio Moral; Paridade de Vencimentos entre Ativos e Aposentados; Combate à Terceirização e à Precarização das Relações de Trabalho; e Nenhum Direito a Menos, com rejeição de propostas administrativas, legislativas ou judiciais de redução de Direitos dos Trabalhadores.

Comunicado:
Sobre a paralisação dos seus servidores, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informa:
1) O INSS entende que os serviços previdenciários são essenciais e que a interrupção do atendimento nas suas unidades acarreta prejuízos a toda a população. Assim, no intuito de minimizar os impactos negativos da paralisação de seus servidores, o Instituto, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizou, no dia 5 de agosto, ação solicitando ao Poder Judiciário à determinação que garanta o atendimento em todas as suas unidades.
2) Além disso, o Instituto tem empreendido todos os esforços no sentido de orientar as unidades e a Central de Tele Atendimento 135 no que se refere às providências de reagendamento para os segurados que não estão sendo atendidos devido à greve. Esse reagendamento, de modo geral, pode ser realizado pelo telefone. Em alguns casos específicos, entretanto, a remarcação vai depender da ação da Agência da Previdência Social. Esses segurados, cuja remarcação não puder ser realizada pela Central 135, deverão retornar às unidades assim que o atendimento estiver normalizado, para providenciar o reagendamento.
3) Importante salientar que o INSS considerará a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, para se evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados.
4) A Central de Atendimento 135 está à disposição para informar a situação do atendimento nas Agências e para orientar os cidadãos. A informação sobre o funcionamento das unidades é atualizada diariamente junto aos operadores.
5) O Ministério da Previdência Social e o INSS têm baseado sua relação com os servidores no respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária e, por isso, mantém as portas abertas às suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos.



Fonte: Gazeta de Muriaé



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