Em 30/11/2007 às 11h58
A manhã do último sábado, 24 de novembro, foi de grande movimentação na Osaka Automóveis, quando clientes e funcionários da empresa reuniram-se para uma confraternização, que incluía um farto café da manhã, com direito a recreação, algodão doce e pipoca para as crianças. No entanto, a principal pauta do encontro foi a conscientização ecológica e o incentivo à melhoria do meio ambiente.
A iniciativa faz parte de um projeto da Osaka Automóveis, representante da Toyota em Muriaé, como explicou o Consultor de Vendas Glauco Sevidanes. “Este é um projeto da Toyota no Brasil que está sendo muito aplaudido pela Toyota do Japão. A cada carro vendido na região da concessionária, será plantada uma árvore. Com isso, estamos procurando contribuir na diminuição dos índices de poluição, uma forma de tentar melhorar a condição atual em que o planeta se encontra. Por isso, a Toyota de Muriaé - Grupo Kurumá, está fazendo essa confraternização com seus clientes. Mais tarde, cada um dele irá plantar uma árvore no Horto Florestal. É um incentivo da Toyota, porque se cada um fizer a sua parte, o mundo melhora”.
O projeto já foi realizado em outras cidades, como Governador Valadares e Ipatinga, e a previsão é que, em breve, seja implantando em Manhuaçu. Em Muriaé, o sábado ensolarado marcou o 1º dia de “Mãos à obra”, já que a Osaka já havia dado os primeiros passos para a concretização da idéia ao firmar parceria com a Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para a aquisição das mudas e liberação da área no Horto Florestal Parque Marliéri. “Este será um evento constante, assim que um certo número de clientes já tiverem adquirido nossos veículos, iremos promover outras concentrações como essa, com confraternização e café da manha, seguindo para o plantio de árvores. Tivemos a idéia do Horto junto com a Prefeitura, para aproveitar que ele está todo revitalizado, bonito e voltando a ser freqüentado pela população. Também estamos junto com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), e vamos procurar outros lugares para fazer esse plantio das árvores”, revelou Glauco.
Outro parceiro de fundamental relevância foi a Escola São Paulo, que já vinha desenvolvendo o projeto “Adote uma Árvore”, idealizado pela professora da 4ª série, Marluce Soares Lima. Com o objetivo de conscientizar seus alunos sobre a importância do meio ambiente para a vida humana, a professora criou o projeto em sala de aula, incentivando as crianças à produção de textos, desenhos e diversos tipos de materiais referentes ao tema, além da divulgação de tudo o que aprenderam a familiares e demais amiguinhos.
Presente com sua turma de alunos à confraternização da Osaka, a professora da Escola São Paulo, Marluce Soares Lima, comentou o sucesso da parceria: “Fizemos o projeto em setembro e a Osaka foi um de nossos patrocinadores. Na época distribuímos, em frente à Escola São Paulo, cerca de três mil mudas. Agora, com essa iniciativa, o Elmo Dias Giovane, gerente da Osaka, nos convidou para o reflorestamento do Horto. Queremos criar essa conscientização desde a infância para poder ver se alguma coisa melhora, pois, hoje em dia, tem tanta destruição. Com esses projetos, a gente está tentando começar a criar essas idéias nas crianças desde pequenas”.
Essa conscientização das crianças vem rendendo bons frutos ao município em diversas campanhas. Mas, sem dúvida alguma, o plantio de árvores merece destaque, pois todos nós sabemos que a manutenção da vida na terra depende de oxigênio puro, da umidade do ar, da queda de níveis de poluição – alguns dos poucos benefícios que resultam da existência de uma simples árvore, como bem lembrou Glauco Sevidanes: “Esse nosso projeto já é um pensamento para o futuro. As crianças da Escola São Paulo estão aqui hoje e estamos incentivando para que eles pensem quem plantando hoje, irão colher amanhã, que tudo o que fizemos hoje de maneira bem feita, no futuro será melhor para nós. A conscientização é para o plantio de novas árvores e para o cuidado com aquelas que já estão plantadas, pois disso depende um futuro melhor”, ressaltou o Consultor de Vendas da Osaka.
Entre os convidados, o vereador Odilon Braga destacou a iniciativa da empresa e parabenizou os funcionários e demais participantes do projeto: “A Osaka de Muriaé está de parabéns por esse projeto de incentivo à população no plantio de uma árvore para cada carro vendido. É uma iniciativa grandiosa, porque estamos hoje nesse mundo de catástrofes, justamente por falta de árvores, por desprezo à natureza. Também estão de parabéns a Prefeitura de Muriaé, o IEF, o Horto Florestal e a Escola São Paulo”.
Após a confraternização os funcionários e cerca de 30 clientes da Osaka Automóveis seguiram em comitiva para o Horto Florestal, onde fizeram os plantios próximos à área de compostagem da reserva. Segundo a Osaka, este foi o primeiro passo, mas a caminhada continua e, para tanto, novos contatos vêm sendo feitos com outras escolas de Muriaé. As instituições que tiverem interesse em participar do projeto podem se dirigir à Osaka para maiores informações.
O gerente da empresa, Helmo Dias Giovani, comentou o evento: "Sábado foi o complemento da nossa campanha que começou em setembro; neste período vendemos 63 veículos e plantamos a mesma quantidade de mudas de árvores nativas: Angico Vermelho, Aroeira, Gonçalo Alves e Sigipiruna. Gostaria de agradecer o apoio da Secretaria de Agricultura através do Francisco Ofeni e do Serginho".
No evento foram entregues certificado para cada um dos "Amigos da Natureza". As crianças ficaram muito motivadas e pediram para acompanhar o crescimento das árvores: "Na verdade é esta a nossa intenção de plantar na mente de cada cabecinha das crianças a importância de cuidar do meio ambiente". Disse Helmo: Mais de 60 pessoas estiveram presentes. A Toyota é conhecida no mundo inteiro com a empresa automobilista que mais se preocupa com o meio ambiente e esta atitude da Osaka vai de encontro a tudo que a empresa planeja para o planeta. É muito bom saber que podemos fazer alguma coisa para mudar, para melhorar o meio ambiente".
Ainda, segundo Helmo, os veículos da Toyota são 99% recicláveis; para isto foi feito um investimento muito alto para desenvolver tudo. "Então, se a empresa é preocupada com o meio ambiente, nada mais justo que nós, que estamos aqui na ponta, nos preocupar também".