Foi lançado oficialmente no sábado (18), o programa Muriaé Online de rede wi-fi gratuita.
Embora a rede pública já estivesse disponível para utilização há pouco mais de um mês, o lançamento oficial só acontece agora, para que pudessem ser realizados todos os testes necessários para garantir o funcionamento perfeito do sinal de internet. Os pontos de conexão foram instalados em 10 locais: "A ideia é que futuramente possamos expandir o projeto, instalando novos pontos em mais locais do município, inclusive nos distritos", destacou o prefeito Aloysio Aquino.
Para se conectar a internet wi-fi pública pela primeira vez, é necessário cumprir quatro etapas:
1) selecionar a rede Muriae Online no dispositivo móvel;
2) na nova tela, tocar ou clicar sobre a opção ‘Cadastrar’ (em aparelhos Android cujo sistema seja anterior à versão 4.4 KitKat, é necessário abrir o navegador para entrar na tela de cadastro);
3) realizar o cadastro após informar todos os dados solicitados e aceitar os termos de uso;
4) informar o nome de usuário e a senha que acabaram de ser criados e tocar ou clicar sobre o botão ‘Navegar’. "Este procedimento é necessário apenas na primeira conexão. Nos acessos posteriores, basta selecionar a rede e informar o login e a senha", informa o coordenador de Tecnologia da Informação da prefeitura, Marcelo Machado.
Locais de internet grátis:
Praças João Pinheiro e Coronel Pacheco de Medeiros (Centro),
Prefeito Paulo Carvalho (Barra),
Doutor Gilmar Dutra e Melo Felippe (Hospital São Paulo),
Domingos Ciribelli (Santa Terezinha) e do Dornelas, além do Centro Administrativo e dos arredores da igreja do Porto, do posto de saúde do Santana e da Cozinha Comunitária do Aeroporto.
Aplicativo a caminho:
O aplicativo Muriaé Online está em fase final de desenvolvimento e logo estará disponível para download nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS. Nele, os muriaeenses e os visitantes terão acesso a informações sobre a cidade, calendário de eventos, atrações turísticas, horários de ônibus e telefones úteis, além de serviços realizados pela administração municipal. Para o prefeito Aloysio Aquino, a iniciativa representa um passo importante para a inclusão de Muriaé na era do compartilhamento em rede, com um governo horizontal e participativo.