Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 28/11/2007 às 07h37

Ministro Patrus Ananias visita Miradouro

  O Ministro da Ação Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, visitou, entre os dias 20 e 22, municípios da Zona da Mata. O trajeto começou por Juiz de Fora, no dia 20, onde visitou o Colégio Cristo Redentor e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no Bairro Linhares. Em reconhecimento à sua atuação, o Ministro foi homenageado, no Plenário do Legislativo, com o título de “Cidadão Juizforano”.

  Na quarta-feira (21), foi a vez de Muriaé receber a visita de Patrus Ananias, que concedeu uma coletiva nas dependências da Prefeitura Municipal saindo, em seguida, para conhecer o CAIC, onde funciona um CRAS. A parada seguinte foi a cidade vizinha de Miradouro. Lá o Ministro almoçou em companhia de dezenas de prefeitos, visitou a Cooperativa de Costureiras e inaugurou o Centro de Cultura Serra do Brigadeiro.

  Ciceroniado pelo prefeito de Miradouro, Dr. Wagner Figueiredo Dutra, Patrus Ananias foi apresentado aos prefeitos da região. Reunindo um número considerável de autoridades para o encontro com o Ministro, Dr. Wagner demonstrou sua vocação de liderança regional.

  Entre os convidados, destacaram-se: os secretários municipais Sebastião Ferreira de Medeiros (Saúde), Jorge Ávila (Obras), Terezinha Aparecida Gomes (Educação) e Eugênio Pacelli (Agricultura); os vereadores Aldair José de Oliveira, Edmar Campos Braga, Antonio Vantuil de Freitas, Marcel Freitas (Presidente da Câmara) e Maria Luiza Castro; a chefe de Gabinete da Prefeitura de Miradouro e Simone Franklin dos Santos Silva. Também foram registradas as presenças dos prefeitos Vasco Navarro Rodrigues Caldas (Eugenóplis), Eder Magalhães Toledo (Vieiras), Cristóvam Gonzaga da Luz (Rosário da Limeira), Mauri Ventura do Carmo (divino) e José Rinco Barbosa (Maripá de Minas).

  Outras autoridades da região também fizeram questão de participar do encontro dom Patrus Ananias, organizado, em Miradouro, pelo prefeito Dr. Wagner Figueiredo Dutra: a secretária de Assistência Social de Maripá de Minas, Onilda de Paula Babosa; o pároco de Miradouro, Padre Luiz Otávio; o delegado de Polícia Vinícius Bigonha; o sargento da PM, Gelio Ferreira Cunha; o vice-prefeito de Fervedouro, Joaquim Bartomeu; os vereadores de Fervedouro, Márcio Maia e Antonio Olindo; o chefe de Gabinete da Prefeitura de Muriaé e o secretário de Agricultura, Dr. Rui Vale de Matos e Francisco Ofeni, respectivamente; o prefeito de Tombos, Ivan Andrade; o prefeito de Tabuleiro, Jorge Elias; o gerente da Caixa Econômica Federal, Bruno Papa Alcântara; Pastor Antônio, da Igreja Assembléia de Deus; a primeira-dama de São Francisco do Glória, Elizabete Helena de Souza e Silva;  Vanderlei Antônio, da Fetaeng; o secretário Municipal de Rosário da Limeira, Adair Rodrigues Fonseca; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, João Paulo; o assessor Parlamentar do deputado Padre João, Farinhada; os assessores Parlamentarares do deputado André Quintão, Eugênio Pasqualine e Gilcilene Mendes; e o assessor Parlamentar do deputado Leonardo Monteiro, Zé do Pim.

  A visita do Ministro teve um final digno da representatividade da autoridade que representa. Logo após a inauguração do Centro Cultural, todos se dirigiram para a praça da Liberdade, tradicional espaço democrático da cidade, onde aconteceram diversas atividades em homenagem ao ilustre visitante. Após a composição da mesa, alunos das escolas municipais demonstraram, através de uma representação teatral, os efeitos dos projetos realizados pela atual administração nas comunidades. O Projeto Ouro Branco ficou a cargo dos alunos da Escola Municipal de Santa Bárbara; já a Escola Municipal Euclides da Cunha apresentou o projeto Ouro Verde, da Comunidade da Varginha; e o Projeto Várzea de Arroz foi apresentado pelos alunos da Escola Municipal de Serrania.

  O município de Miradouro tem trabalhado para o fortalecimento da Política Pública de Assistência Social em atenção aos direitos de cidadania e promoção social na perspectiva de prevenção e superação das igualdades e exclusão social. Para tanto, foram implantados diversos projetos em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social, além de programas, serviços e benefícios.

  Grande destaque entre os programas é o “Desnutrição Zero”, iniciado em 2005, com pesagem de 1214 crianças. Para combater a fome, que leva à morte milhares de pessoas ou deixa seqüelas irreversíveis; foi concretizado um trabalho, a partir das parcerias com as Secretarias de Saúde, Educação, Agricultura, Assistência Social e Pastoral da Criança, nas Comunidades de Varginha, Monte Alverne, Santa Bárbara, Serrania e Miradouro, onde são desenvolvidas atividades como reuniões mensais, capacitação, orientação e acompanhamento de famílias com crianças de baixo peso da zona rural e urbana. Outra iniciativa dentro do “Desnutrição Zero” é o fornecimento de sementes para produção de hortas comunitárias, envolvendo profissionais da Assistência Social, Nutrição, agentes de PSF, educadores, técnicos agrícolas e outros.

  Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, o município de Miradouro possui o projeto “Construindo o Desenvolvimento Sustentável”, que financia a estruturação da Cooperativa de Costureiras, criação de frango caipira e o Projeto Ouro, gerando empregos e alternativas de produção e renda.

  Segundo o ultimo Censo, metade dos habitantes de Miradouro - 10.197 pessoas – localiza-se na zona rural, o que torna a metade urbana diretamente dependente daquela população do campo. Assim, a economia do município gira em torno da agropecuária. Desta constatação, surgiu o projeto “Educação no Campo” – um trabalho que inclui a extensão de 5º a 8º série em todos os povoados rurais, formação continuada dos professores, expansão do transporte escolar rural, além de seminários temáticos em parceria com a UFMG, que proporciona a formação de seis professores em área específica de atuação no campo do projeto piloto da Universidade. Esta iniciativa também tem como parceira a EMATER.

  Outro fator relevante é que Miradouro integra o território da Serra do Brigadeiro, espaço geopolítico que visa busca a integração de ações conservacionistas e de desenvolvimento sustentável no entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.

  Para o Ministro Patrus Ananias, as Políticas Públicas no Brasil, hoje, estão sendo colocadas de forma republicana, ética e suprapartidária e uma das marcas das Políticas Sociais do governo do presidente Lula é a integração com os estados e municípios: É claro que os estados e municípios mais sensíveis à questão social, à questão dos pobres, como é o caso de Miradouro. Hoje, recebem mais recursos os municípios que apresentam mais projetos e trabalham na perspectiva de aperfeiçoamento do Bolsa Família e de outros  da Agricultura Familiar, da geração de trabalho e renda. Tais municípios se habilitam para receber as parcelas devidas nestas parcerias que, graças a Deus, estão mudando a face do Brasil e tornando o nosso país, a partir dos municípios como Miradouro e tantos mais, um pais mais justo, com liberação das potencialidades criativas do nosso povo. Procuramos fazer nas demais localidades o que estamos fazendo aqui, com tanto êxito, junto à Prefeitura de Miradouro, com o prefeito Dr. Wagner, que, inclusive, tem os mesmos compromissos sociais que nos temos no Governo Federal”, comentou o Ministro da Ação Social e Combate à Fome.

  Ele sinalizou, ainda, sobre a possibilidade de liberação de novas verbas para Miradouro, já que o município corresponde à realização de projetos que atendem as exigências do Governo Federal. Isto pode significar um aumento de recursos para o município: “Sem dúvida, um projeto puxa o outro; estamos trabalhando no Governo Federal, numa linha também da inter-setorialidade, ou seja, procurando somar esforços, criar sinergias, integrar as Políticas Sociais. Uma criança na escola não aprende sem ter saúde; uma criança não terá saúde se não tiver assegurado, junto com a sua família, o direito à alimentação, se não tiver água tratada, saneamento básico, moradia. Então, as políticas sociais se integram e, quanto mais os governos estaduais e municipais tiverem os mesmos compromissos que tem o Governo Federal liderado pelo presidente Lula, será mais fácil para nós estabelecermos e ampliarmos estas parcerias”, frisou Patrus Ananias.

  O prefeito Dr. Wagner confirmou o clima de otimismo com a visita do Ministro: “Eu acho que o Ministro Patrus Ananias veio fortalecer ainda mais a posição do nosso município, e que posição é esta? A posição de descentralização, a posição de fortalecimento dos movimentos sociais, a posição de buscar parcerias com a comunidade cada vez mais, de envolver a região, não apenas Miradouro; nós queremos o desenvolvimento de toda a Zona da Mata Leste. Na verdade, eu acho que o Ministro vem apoiar, assim como o Governo Federal, vem impulsionar as ações que nós já iniciamos; eu acho que quem tem a ganhar é o povo de miradouro e também da região”.

  Dr. Wagner também comentou sobre a inauguração do Centro de Cultura Serra do Brigadeiro. “Este é um dia muito importante para Miradouro. O Centro de Cultura é muito importante porque a base de uma sociedade é a educação e a cultura, e este espaço vai fazer com que a gente venha impulsionar a cultura do teatro. As aulas de música já estão acontecendo e nós já estamos revitalizando a banda de música do município. Trata-se de um espaço aberto a toda população. A cultura é o carro chefe de qualquer civilização; nós tivemos exemplos com os gregos e com os romanos, vimos que a cultura é que leva o povo ao desenvolvimento; então, esta é prioridade no nosso governo”, finalizou o prefeito de Miradouro.

Autor: Cícero Gomes

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS