O governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, anunciou a autorização de concurso para aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar. O anúncio foi feito durante as comemorações do Dia Nacional do Bombeiro e da entrega a 161 personalidades e entidades da Medalha da Ordem do Imperador Dom Pedro II, realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, no dia 2 de julho deste ano.
Segundo o governador, o aumento será imediato, algo em torno de 8,5% a 9% do efetivo atual, de 6.280 homens. "Não é o suficiente ainda, queremos mais do que isso, porém, importante darmos o primeiro passo, o que estamos fazendo agora", declarou. Ele disse ainda que, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela administração, há um esforço para melhorar o serviço público como um todo, em especial as atividades que têm a ver diretamente com a vida da população.
Último concurso:
O Corpo de Bombeiros de Minas realizou o último concurso em 2012 para 800 vagas, sendo 770 para o quadro de praças combatentes (soldado) e 30 para praças especialistas. A seleção foi organizadora pela Fundação Mariana Resende da Costa (Fumarc). O ingresso do aprovado e convocado foi realizado na graduação de soldado de 2ª classe, com vencimento inicial de R$2.152,06. O regime jurídico é o estatutário, que garante a estabilidade. O concurso teve validade de 60 dias, improrrogáveis, contados a partir da data da homologação do resultado final.
Para participar foi exigido ter no mínimo 18 anos e no máximo 30 anos de idade na data de inclusão do início do curso; no mínimo, o ensino médio completo (2º grau) ou equivalente até a data da matrícula; altura mínima de 1,60; aptidão física; ser considerado indicado em avaliação psicológica; sanidade física e mental; além de outros requisitos.
A seleção constou de três fases para soldado: prova objetiva de conhecimentos e redação em Língua Portuguesa, ambas de caráter eliminatório e classificatório; exames de saúde preliminares e complementares, e exame psicológico, todos de caráter eliminatório; e teste de avaliação física, de caráter eliminatório e classificatório. Foi eliminado do concurso o candidato que não obteve o mínimo de 50% do total de pontos distribuídos no conjunto de conteúdos da prova, e zerado algum dos conteúdos do exame.
Atribuições:
O soldado realiza resgates e salvamentos; combate incêndios; previne acidentes e sinistros; prepara-se para ocorrências. Atende ocorrências com produtos perigosos. Trabalha conforme normas e procedimentos técnicos, de segurança e preservação do meio ambiente. Estabelece comunicação, triando e transmitindo informações, transmitindo e recebendo mensagens.