O município de Viçosa, voltou a adotar o racionamento de água por causa da crise hídrica que atinge a cidade. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE), vários bairros terão o fornecimento de água suspenso uma vez por semana, no periodo de 12 horas.
O diretor-técnico do SAAE, Edson Bhering, informou que a medida é necessária pois as medições das vazões do afluente do Ribeirão São Bartolomeu apresentaram reduções drásticas, chegando a marcar apenas 39 litros por segundo no último dia 2, diminuição de aproximadamente 84%.
Além disso, a Estação de Tratamento de Água do bairro Bela Vista, ETA I, está operando com vazão de 51 litros por segundo, uma redução de 49 % na capacidade de tratamento da água. O volume de água que a Autarquia deixa de tratar e fornecer diariamente a população é de aproximadamente 4 milhões de litros de água.
Viçosa declarou "estado de alerta" pela diminuição das chuvas no dia 8 de fevereiro de 2014 e o racionamento de água através do Decreto nº 4.760, de 9 de outubro de 2014. Desde então, a prefeitura e o SAAE, adotaram medidas para garantir o abastecimento da população.
Escala de racionamento:
Segunda-feira, das 7h às 19h: Silvestre, Amoras, Vau-Açu, Floresta, Boa Vista, Marques, Vereda do Bosque e Liberdade.
Terça-feira, das 7h às 19h: Barrinha, Laranjal, Cidade Nova, Grota dos Camilos, Nova Era e Vale do Sol.
Quarta-feira, das 7h às 19h: Santa Clara sentido São Sebastião, Morada do Sol, Jardim Europa, Morro do Cruzeiro, Ramos, Centro, Rua das Estrelas, Rua da Conceição, Av. Santa Rita, Bairro de Lourdes, Rua Gomes Barbosa e Clélia Bernardes.
Quinta-feira, das 7h às 19h: Santa Clara sentido Bairro de Fátima, Belvedere, Nova Viçosa e Posses.
Sexta-feira, das 7h às 19h: João Bráz, Violeira, Recanto da Serra, Inconfidentes, Sagrada Família, Bom Jesus e Bela Vista.
Sábado, das 7h às 19h: Santo Antônio.