Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 08/07/2015 às 21h03

Obras contra enchentes devem começar em breve no Rio Muriaé

Diretor do DEOP confirma que obras contra enchentes devem começar em breve

Em visita a Muriaé, o diretor geral do Departamento Estadual de Obras Públicas de Minas Gerais (DEOP-MG), Flávio Menicucci, reuniu-se com o prefeito Aloysio Aquino na manhã desta quarta-feira, no Centro Administrativo. Na oportunidade, ele confirmou as informações divulgadas no fim de junho, a respeito do início das obras de mitigação das enchentes na cidade.

"Tenho acompanhado o esforço da Prefeitura de Muriaé para que consigamos alcançar o objetivo de dar início o quanto antes às obras de contenção das cheias do rio Muriaé. Em um gesto brilhante, a administração municipal assumiu a maior parte das condicionantes exigidas para a concessão da licença ambiental de instalação, que é o único documento ainda pendente para o início efetivo dos trabalhos", elogia.

Menicucci lembrou que prefeitura e governo vêm trabalhando em sintonia para resolver as questões técnico-operacionais que envolvem o projeto e conseguir a liberação definitiva da Superintendência Regional de Regularização Ambiental da Zona da Mata (Supram). Vale lembrar que a licença provisória já havia sido concedida pelo órgão, o que, de acordo com o diretor do DEOP-MG, torna o empreendimento aprovável.

O prefeito Aloysio Aquino também se mostrou otimista em relação à concessão da licença de instalação no menor prazo possível:

"Fizemos a nossa parte, assim como o governo do estado também fez a sua. Agora já estamos tramitando as documentações necessárias para a conclusão da última etapa. Está tudo indo muito bem e estou certo de que logo teremos a licença definitiva para início das obras", afirma Aquino, com palavras ratificadas por Menicucci.

A expectativa é de que as atividades já comecem a ser realizadas nos próximos meses e que a primeira medição dos trabalhos seja feita até novembro deste ano. Caso esta previsão se concretize, as possíveis chuvas de fim de ano não atrapalhariam o andamento das obras, já que existem oito frentes de atuação que poderão ser executadas a qualquer tempo.

Desapropriação de imóveis nas margens do rio

 
Novamente confirmando informações anteriormente concedidas pelo prefeito Aloysio Aquino, o diretor geral do DEOP-MG lembrou que os donos de imóveis que serão desapropriados para a realização das obras receberão indenizações justas. "O valor a ser pago é prévio e segue tabela pública que é determinada pela Caixa Econômica Federal. Caso exista alguma discordância, então pagaremos de imediato o valor consensual e estaremos dispostos a discutir e negociar possíveis diferenças", destaca Flávio Menicucci.

Veja aqui o vídeo do projeto aprovado para a obra


Gazeta de Muriaé
HPMAIS