Em 04/07/2015 às 20h12
Tilápia: da Psicultura do Glória ao Restaurante Netinho
A preocupação em garantir aos seus clientes, excelência na qualidade do peixe servido em seu restaurante, o empresário Netinho proprietário do Restaurante que leva o seu nome, resolveu investir na produção própria de Tilápia. Os desafios foram muitos, depois de consultar especialistas e realizar muitos estudos relacionados à criação e produção de peixe como alimento, o empreendedor definiu o local ideal no Rio Glória, próximo ao Distrito de Itamuri no município de Muriaé, para implementar seu sistema produção de Tilápia.
A Psicultura do Glória chamou a atenção dos pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa e vai se tornar materia de estudo em seus cursos por sua capacidade de produzir Tilápia com alta qualidade, muito trabalho, boa rentabilidade a um baixo custo de manutenção. A Psicultura funciona num sistema de Agroindústria familiar, que atende às normas ambientais e sanitárias, com apoio de um especialista em veterinária, tudo foi pensado e implementado visando produção de filé de Tilápia para inicialmente suprir a demanda de seu restaurante, a Peixaria do Netinho.
O empreendedor nos recebeu em sua psicultura e passou com muita atenção informações super interessantes, vale a pena a leitura do texto que segue.
A
Estrutura
Hoje
a psicultura conta com: 65 gaiolas com tela de metal revestida de plástico para
evitar ferrugem medindo de 2m por 2m de largura e um metro de profundidade; um
tanque de cimento com três compartimentos, abastecido com água de mina para
alocação de alevinos que são adquiridos de outra psicultura; laboratório de
preparação da carne do peixe e retirada do filé; setor produção de gelo; câmara
frigorífica para armazenamento; sala de paramentação e; outros equipamentos necessários
para garantir a qualidade do alimento ali processado.
Ancoradouro para trabalhar nas gaiolas de peixes e tanque para alocação de alevinos
A produção
Os alevinos são comprados em lotes de 15000 unidades com 1,5cm de comprimento, ficam numa espécie de quarentena nos tanques por cerca de 45 dias, neste período a água da mina é substituída por água do rio que é bombeada gradativamente a fim de adequar os peixes à temperatura e Ph da água do rio, quando atingem o tamanho médio de 12 cm os peixes são transferidos para as gaiolas no leito do rio. No início são alocados 3000 peixes em cada gaiola, quando atingem cerca de 400g são divididos e são colocados 800 unidades em cada gaiola permanecendo assim até o ponto de abate.
O produto final
O
produto final do peixe e o "Filé de Tilápia", o que corresponde a 35% do peso
do peixe. O filé e retirado pelo próprio Netinho cerca de três vezes por
semana, seguindo altos padrões de higiene, em todas as etapas o peixe é lavado
e refrigerado, num dia ele sozinho pode coletar 140Kg de filé de tilápia. A
maioria da sua produção de filé de tilápia é destinada ao seu próprio
restaurante, mas segundo ele, outros restaurantes da cidade já compram parte de
sua produção de filé na certeza de oferecer um produto de excelente qualidade
higiênico-sanitária aos seus clientes.
Sala de extração do filé, retirada do couro, escamas e espinhos. Filé limpo e resfriado.
Observe o uso de luvas em tela de aço como Equipamento de Proteção Individual.
Ambientalmente correto
A água de lavagem do sistema de beneficiamento do peixe é destinada a uma fossa séptica e o refugo do peixe, cerca de 65% da sobra do peixe é moído e transportado para outra propriedade para ser usado como insumo na fabricação de ração para porcos e galinhas que o empreendedor também produz e comercializa. Isto será contado em outra oportunidade!
Serviço
Existe um produto nobre do peixe que ainda não é bem aproveitado que é o "Couro da Tilápia" que depois de tratado é matéria prima na produção de cintos, bolsas, carteira e outros. Fica a dica aos interessados em adquirir tal produto.
Recentemente a Psicultura do Glória foi objeto de estudo pela Universidade Federal de Viçosa, sua estrutura e produção vai se transformar em um livro digital que será utilizado como material de referência em suas salas de aula e outros espaços. Parabéns ao empreendedor
Por
Alexandre Alves
Godinho - Estudante de
Administração - 5° período - Instituto Federal
Sudeste MG
Vídeo amador de como extrair o filé de tilápia.
Veja como extrair o Filé de Tilápia from Gazeta de Muriaé on Vimeo.