Sucesso de público nos locais onde já acontece, o programa Mercado Solidário, desenvolvido pela Prefeitura de Muriaé através de parceria entre as secretarias de Agricultura e Educação, ganhou uma nova unidade nesta sexta-feira (26). Desta vez, a minifeira de produtos do campo livres de agrotóxicos chegou à Escola Municipal Professora Odaléia Morais de Azevedo, na Barra.
As atividades tiveram início pouco antes das sete da manhã, quando os pais começaram a levar as crianças para a escola. Os produtos logo chamaram a atenção e, em pouco mais de 30 minutos, quase tudo já havia sido vendido.
Realizado sempre às sextas-feiras, o programa teve seu projeto piloto lançado no fim de 2014, no bairro João XXIII, e há cerca de um mês foi ampliado para o Centro e para o Dornelas, hoje a população da Barra foi prestigiada com os produtos originados em agricultura orgânica.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Francisco Ofeni, o projeto teve início quando em visita a uma propriedade rural ele presenciou a perda de alimentos quando o produtor tinha dificuldade em escoar sua produção.
O secretário disse à nossa reportagem que: "o projeto acontece sempre nas escolas para que sirva de laboratório prático para professores e alunos, criando a oportunidade de contextualizar a realidade da produção orgânica, sem agrotóxicos, valorizar o trabalho do produtor rural e contribuir na formação de cidadãos conscientes de que o desenvolvimento sustentável é possível quando se alia trabalho, preservação ambiental e boa vontade. A ideia é continuar expandindo o programa e levá-lo para mais bairros da cidade", finalizou.