Em 19/06/2015 às 14h00
A prova aconteceu no dia 10 de abril em diversos países e o resultado foi divulgado ontem (9).
A disputa é realizada em equipes e interclasses, ou seja, cada equipe é composta por alunos de uma única série. Qualquer escola pode participar e competem alunos do 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, variando o número de questões de acordo com a série.
O professor Leonardo Bertholdo de Assis revela que o treinamento dos alunos foi voltado para a resolução cronometrada de questões em equipe e que o conteúdo específico já é desenvolvido durante as aulas.
"O bom resultado vem da motivação dos alunos e a conquista faz com que eles continuem buscando cada vez mais a excelência em suas vidas enquanto estudantes. Além disso, o êxito na Olimpíada reflete o bom trabalho que esta instituição vem fazendo", avalia Leonardo.
Ganhadores da medalha de prata, os alunos do 3° ano revelaram que se prepararam para a competição fazendo as provas anteriores. "Apesar da gente ter estudado, a sensação foi de surpresa, a gente não esperava. Depois ficamos muito felizes também", afirmam os estudantes.
Os medalhistas de ouro, alunos do 2° ano, contaram que também ficaram surpresos e emocionados: "A emoção foi tanta que saímos gritando pelos corredores".
Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras
A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras é uma competição internacional de matemática em equipes e interclasses para estudantes do ensino fundamental e médio.
A MSF é uma seção brasileira do evento Mathématiques sans Frontières, criado em 1990 na França. No Brasil, a MSF é organizada pela Rede POC - Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento - programa de intercâmbio científico que tem como objetivo estimular o interesse entre os estudantes pela inovação, pela Ciência e pela tecnologia - com o apoio do Consulado da França em São Paulo, da Universidade Metodista de São Paulo e da Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária.
Seguem os nomes dos medalhistas:
Equipe 3º ano (alunos de Informática e Eletrotécnica) - medalha de prata:
Artiles Cruz Aleixo - Maurílio Gomes ventura - Thiago Ribeiro de Barros
Henrique Napoleão Andrade - Patrick Soares de Barros
Régis Laviola Júnior - Victor Lucas Raspante Marques
Equipe 2º ano (alunos de Informática e Eletrotécnica) - medalha de ouro:
Everton Ribas Freitas - Lucas Ribeiro Lima - Ítalo Franco Oliveira
Janaína Carneiro Santos - Ricardo Ribeiro Mingorança
Matheus Vieira de Castro - Patrick Vieira Falce Barbosa
Lilian Pacheco Monteiro da Costa - Humberto Leony Silva Dutra
Henrique Silva Coutinho - Victor Souza Trambaioli
Paulo Guilherme Vardiero Freitas