Teve início às 8h com previsão de encerramento às 17h a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher no Teatro Zacarias Marques. Os trabalhos começaram com a composição da mesa, leitura e aprovação do Regimento Interno, seguida de apresentação musical da Banda Ouro de Minas.
Na continuidade foi proferida a palestra Magna pelo Dr. Rangel Martino de Oliveira Paiva, delegado da Divisão de Homicídios da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Muriaé. Onde o palestrante dissertou sobre a Lei Maria da Penha trazendo situações do cotidiano para se fazer entender, salientando direitos e também obrigações das mulheres centrados na questão da violência doméstica e valorização social da mulher. Logo depois da palestra foi aberto debate para os participantes com o Dr. Rangel Martino.
Na parte da tarde a progrmação segue com apresentação cultural do Coral do Clube da Maior Idade, logo após se dará a divisão de quatro grupos de trabalho com respectivos 4 Eixos Temáticos:
Grupo 1: Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios;
Grupo 2: Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios;
Grupo 3: Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações;
Grupo 4: Sistema Nacinal de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.
Ao final será constituída a plenária e escolha das quatro delegadas que representarão a cidade de Muriaé na IV Conferência Estadual dos Direitos da Mulher.