A
cada mês, o projeto vai propor uma abordagem específica. O primeiro tema será ‘Essas questões
do amor’. A mostra traz trabalhos da França, Irã e Argentina. Os filmes a serem
exibidos são: Esses amores (França, 2010); Como arrasar um coração (França/Mônaco, 2010); A separação (Irã, 2012); Medianeras (Argentina, 2012); e O marido da cabeleireira (França, 1990).
A partir de julho, o tema será ‘Passado: memória presente’. Quatro
filmes compõem a segunda temporada: Incêndios (Canadá, 2010); Histórias que só existem quando
lembradas (Brasil,
2012); Diário de uma busca (Brasil, 2012); e O segredo da colméia (Espanha, 1973).Já em agosto o tema é ‘Mestres do Cinema 1: Orson Welles’, com um
recorte do trabalho do cineasta norte americano. Serão exibidos os filmes: A dama de Shangai (Estados Unidos, 1948); A marca da maldade (Estados Unidos, 1958); Cidadão Kane (Estados Unidos, 1941); e F for Fake(Estados Unidos,
1973).
SOBRE
O CINE SESC
O Cine Sesc é um dos maiores circuitos de exibição
de cinema em Minas Gerais e no Brasil. Realizado em parceria com o Departamento
Nacional do Sesc, tem o objetivo de proporcionar acesso à produção audiovisual nacional e
mundial, tanto do circuito comercial quanto alternativo. O projeto conta também
com uma versão itinerante (tenda Cine
Sesc) que atende cidades ou comunidades onde não há unidade física da
instituição.
SERVIÇO
Cine
Sesc, em
Muriaé. De 4/6 a 27/8, (sempre às quintas-feiras, 18h)
Confira as datas, filmes e sinopses das sessões programadas:
JUNHO
– Tema: Essas questões do Amor
04/6: Esses amores (França, 2010);Sinopse: Iva é
uma mulher que se apaixona facilmente. Desatenta e despreocupada, ela se vê presa às consequências de seus atos e
escolhas. Primeiro, na França dominada pelos
alemães, ela se apaixona por um nazista. Durante a libertação do país em 1944, ela é
violentamente obrigada a responder sobre sua relação com os nazistas, mas é
salva por dois soldados americanos. Ela se apaixona por ambos, um branco e um
negro. Sua incapacidade de escolha cria situações de conflito, tristeza e
assassinato. O filme combina história, música, paixão surreal e destino.
11/6: Como
arrasar um coração (França/Mônaco,
2010);
Sinopse: Uma
agência de matrimônio às avessas. Esse é o tipo de negócio comandado por Alex
(Romain Duris) e sua irmã. Os dois são contratados para provocar a separação
entre casais infelizes. A loucura se dá quando um homem muito rico chama os
dois irmãos para por um fim ao casamento da sua filha, a uma semana da
cerimônia. E pior: eles parecem ser perfeitos um para o outro. Conseguirá Alex
passar por cima de seus princípios e separar um casal aparentemente feliz?
18/6: O marido da
cabeleireira (França,
1990); Sinopse: Desde
cedo, um garoto se apaixona por uma cabeleireira e sempre arruma uma forma de
cortar o cabelo para estar próximo da amada. A obsessão do menino em cortar os
cabelos permanece até a sua fase adulta, quando novamente cai de amores por
outra cabeleireira. Lindo e poético filme francês, de imenso sucesso nos anos
90.
25/6: Medianeras (Argentina, 2012);
Sinopse: Martin
(Javier Drolas) está sozinho, passa por um momento de depressão e não se
conforma com a maneira como a cidade de Buenos Aires cresceu. Web designer,
meio neurótico, pouco sai e fica grande parte do tempo no computador. É através
da internet que conhece Mariana (Pilar López de Ayala), sua vizinha também
solitária e desiludida com a vida moderna numa grande
cidade.
02/7: A
separação (Irã,
2012);
Sinopse: Nader
e Simin divergem sobre a possibilidade de deixar o Irã. Simin quer sair do país
para dar melhores oportunidades a sua filha, Termeh. Nader, no entanto, quer
continuar e cuidar de seu pai, que sofre do Mal de Alzheimer. Chegam à
conclusão de que devem se separar, mesmo apaixonados. Sem uma esposa para
cuidar da casa, Nader contrata uma empregada para ser responsável pelos
afazeres domésticos. A empregada, que está grávida, aceita o trabalho sem
avisar o seu marido.
JULHO
– Tema: Passado: memória presente
09/7: Incêndios (Canadá, 2010);Sinopse: Jeanne
(Mélissa Désormeaux-Poulin) e Simon (Marwan Maxim) são irmãos gêmeos e acabaram
de perder a mãe, Nawal Marwan (Lubna Azabal). Eles vão ao escritório do notário
Jean Lebel (Rémy Girard) para saber do testamento deixado por ela. No
documento, Nawal pede que seja enterrada sem caixão, nua e de costas, sem que
haja qualquer lápide em seu túmulo. Ela deixa também dois envelopes, um a ser
entregue ao pai dos gêmeos e outro para o irmão deles. Apenas após a entrega de
ambos é que Jeanne e Simon receberão um envelope endereçado a eles e será
possível colocar uma lápide. Só que Jeanne e Simon nada sabem sobre a
existência de um irmão e acreditavam que seu pai estava morto. É o início de
uma jornada em busca do passado da mãe, que os leva até a Palestina.
16/7: Histórias que só existem
quando lembradas (Brasil,
2012)
Sinopse: Jotuomba é uma pequena vila no Vale do Paraíba,
no estado do Rio de Janeiro. Nos anos 30 as até então ricas fazendas de café
foram à falência, derrubando a economia local. Madalena (Sônia Guedes), uma
velha padeira, continua vivendo na cidade. Ela é muito ligada à memória de seu
marido morto, que está enterrado no único cemitério local, hoje trancado. Sua
vida começa a mudar quando Rita (Lisa E. Fávaro), uma jovem fotógrafa, chega à
cidade.
23/7: Diário
de uma busca (Brasil,
2012)
Sinopse: Celso
Castro, pai da diretora do filme, Flávia, morreu aos 41 anos, em Porto Alegre,
em outubro de 1984. Eles tinham voltado do exílio em 1979 e antes de ver uma
verdadeira democracia se instalar no Brasil, ele se foi, de forma violenta e
dramática. Mas esse não é exatamente o tema do filme. A história dela, - a dos
seus pais -, sempre esteve ligada ao momento político do país. Quando saiu do
Brasil para o exílio, tinha 6 anos - a idade da filha da cineasta hoje. É uma
história pessoal da diretora, tendo como cenário Porto Alegre e Rio de Janeiro. O filme se constrói
pelo discurso de três gerações de 'sobreviventes'. E nisso, se aproxima de
muitos lutos que o Brasil vive diariamente.
30/7: O segredo da colméia (Espanha, 1973)
Sinopse: As
duas pequenas irmãs Ana (Ana Torrent) e Isabel (Isabel Tellería) moram em
terras rurais da Espanha, na década de 40. Após assistirem ao filme
Frankenstein (1931) ficam obcecadas pelo estranho personagem e tentam
encontrá-lo.
AGOSTO
– Mestres
do Cinema 1: Orson Welles
6/8 : A
dama de Shangai (Estados
Unidos, 1948);Sinopse: Michael O'Hara (Orson Welles) é um marinheiro
que vê a bela Elsa Bannister (Rita Hayworth) passeando de charrete no parque.
Ele a ajuda quando ela é assaltada por três homens, levando-a até seu carro. No
dia seguinte, Michael recebe a visita de Arthur Bannister (Everet Sloane),
marido de Elsa e um advogado criminalista consagrado, que deseja que ele
trabalhe em seu iate durante uma viagem que o casal fará. Inicialmente
relutante, Michael aceita o trabalho devido à atração que sente por Elsa. Na
viagem também está George Grisby (Glenn Anders), sócio de Arthur, que oferece a
Michael US$ 5 mil caso ele o mate.
13/8: A marca da maldade (Estados Unidos, 1958);
Sinopse: Ao
investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston), um chefe de
polícia mexicano em lua-de-mel em uma pequena cidade da fronteira dos Estados
Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan (Orson Welles), um
corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para deter o poder.
20/8: Cidadão Kane (Estados Unidos, 1941);Sinopse: A
ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a
magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário
William Randolph
Hearst.
27/8: F for Fake (Estados Unidos, 1973).Sinopse: Este
filme, o último dirigido por Orson Welles, mostra de uma maneira lúdica, porém
incisiva, um grupo de falsificadores famosos. Com uma intensidade zombeteira,
Welles investiga o excêntrico falsificador de arte Elmyr de Hory, que fez a
biografia de Howard Hughes, reconhecida
como a principal falsificação da década de 70, e seu confidente Clifford
Irving. Voltando a câmera para si mesmo, Welles se lembra de como ele forjou
uma carreira no teatro quando adolescente e como provocou histeria com seu 'War
of the worlds', um programa de rádio que 'noticiou' uma invasão alienígena.
Para muitos, 'F for fake' é a melhor defesa de Welles contra as acusações de
que ele teria se apropriado do roteiro de 'Cidadão Kane'. Welles - que criou
esta esse filme a partir de um documentário de François Reichenbach - demonstra
a natureza ilusória da autoria e da verdade.
Local: Sesc Muriaé (BR-356, nº 4.555, Bairro Leblon) em frente ao estádio do NacionalEntrada gratuitaInformações sobre o evento (público): (32)
3511-7107Informações para a imprensa: (31)
3279-1457 | 8766-6951 | 8744-5409| imprensa@sescmg.com.br