Estiveram presentes na reunião na terça-feira (19), na Câmara Municipal de Muriaé, representantes do Departamento Municipal de Saneamento Urbano - Demsur - para acompanharem de perto a votação do projeto de Lei complementar que institui alteração na Lei Municipal número 4.183/2011 e prevê a criação de mais seis cargos ao Departamento.
O projeto, que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, extingue o cargo de Auxiliar de Serviços e Obras e o desmembra em outros dois: Auxiliar de Serviços de Limpeza Urbana e Auxiliar de Serviços de Saneamento. Com isso, todos os funcionários que ocupavam o cargo extinto - de Auxiliar de Serviços e Obras - serão remanejados para um dos outros dois, totalizando 390 vagas. Além disso, o projeto prevê ainda a criação de mais quatro cargos: o de Assessor de Licitações, Chefe de Departamento de Pessoal, Chefe de Setor de Transporte e Chefe de Monitoramento de Frotas.
Segundo justificativa do Projeto, a alteração tem por finalidade atender as demandas do Demsur como limpeza e saneamento, evitando a generalização das carreiras públicas, além de permitir ajustes necessários ao desempenho das tarefas essenciais desenvolvidas pela autarquia municipal de água, limpeza e esgoto.
Na ocasião, o presidente do Comitê de Investimento, do Muriaé Prev, Alessandro Rodrigues Campos, reafirmou que com a criação dos novos cargos será possível o pagamento da insalubridade vitalícia aos funcionários. Segundo ele, o reconhecimento da insalubridade é uma grande conquista do servidor efetivo. O Projeto de Lei que garante a insalubridade aos funcionários do Demsur será votado na próxima semana, na reunião da Câmara Muncipal. O Projeto de Lei que institui os novos cargos segue, agora, para sanção do prefeito Aloysio Aquino.