A 1ª Copa Motocross Swian Zanoni estreou neste fim de semana, 9 e 10 de maio, em Divino (MG), e teve o objetivo de homenagear o jovem atleta que faleceu tragicamente durante uma prova em 2011.
Gustavo Pessoa, um dos organizadores da Copa, explica que "Swian tinha cinco sonhos: conquistar o Campeonato Minas de Motocross, o Campeonato Brasileiro de Motocross, o ArenaCross, o Campeonato Mundial e construir um local para ações beneficentes, de todos esses sonhos, o campeão só não pode realizar o último" e, por isso, toda a verba arrecadada com a venda dos produtos da grife "Swian Zanoni" durante a competição será revertida para o Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella.
Pedro Gomes Zanoni, pai de Swian, contou emocionado que a organização da Copa foi uma grata surpresa que os amigos prepararam e destacou que a ideia de doar a verba para o Hospital do Câncer de Muriaé incentivou ainda mais sua participação no projeto e não hesitou em ceder o nome e a grife na Copa.
A Copa conta com 14 categorias participantes e premiação para os melhores colocados em cada categoria. Segundo os organizadores, 9 cidades que receberão as provas, até o momento, e poderão conferir o stand com as motos oficiais de Swian e, na estreia em Divino, o público pôde conferir também o carro da Stock Car que o atleta ganhou de presente do piloto Cacá Bueno.