Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 03/11/2007 às 10h16

Prefeitura constrói Centro Desenvolvimento da Moda

  Em reconhecimento ao destaque do município no ramo de confecções, a Prefeitura de Muriaé deu início, no dia 11 de outubro, às obras de construção do Centro de Desenvolvimento da Moda (CDModa), que será erguido próximo à ponte dos Bruns, junto ao Mercado Produtor, em um espaço de 2,5 mil metros quadrados. “A Administração Municipal reconhece a importância do setor, que é responsável por quase metade da riqueza da região e emprega um número considerável de pessoas. Não existe no país um Centro de Desenvolvimento que seja financiado pelo Poder Público Municipal, isso é inédito, Prefeitura nenhuma investe em setor produtivo com a nossa, ainda mais no setor de moda”, destacou o secretário municipal de obras, Sinval Ferreira.

  Entre as muitas comodidades e benefícios que o Centro irá oferecer a confeccionistas e à população que deseja qualificação na área, estão as salas de aula, laboratórios de estudos de fios em tecidos, auditório com capacidade para 100 pessoas, refeitório e enfermaria.

  Sinval informou que esta é uma inovação fundamental em um mercado concorrente como o da atualidade, em que existe uma grande concorrência com os produtos chineses: “Temos dois focos com o CDModa - a capacitação profissional, pois um dos principais problemas tem sido encontrar mão-de-obra formada e Muriaé está se antecipando a isso;  e fortalecer bem a base da confecção de Muriaé e região para que possamos continuar crescendo e sendo um dos principais  pólos do Brasil por muito tempo ainda”.

  O objetivo da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – idealizadora do projeto -, é fomentar a qualificação, a pesquisa e o desenvolvimento, no intuito de se alcançar a referencia nacional em capacitação profissional na indústria da moda. “Isso foi uma promessa do nosso prefeito durante a campanha e agora começa a ser realizado. É um espaço útil, funcional e bonito, bem inerente à moda, feito para ser visto e apreciado; uma iniciativa que irá desenvolver o setor de confecções não só de Muriaé, mas de toda a região”, ressaltou o secretário de desenvolvimento econômico, Cézar Bianchi.

  Segundo ele, a CDModa vem para complementar o incentivo ao ramo das indústrias e confecções: “Após três anos de governo dessa gestão, a indústria de Muriaé deixou de ser copiadora de modelos e passou a ser geradora de modas. Hoje estamos exportando nossos  produtos para todo o país e para grande parte do mundo, o que demonstra o sucesso e o progresso do setor, e é neste norte que estamos trabalhando, visando o desenvolvimento de todo o comércio e indústria da região”.

  Com um investimento inicial de R$ 600 mil vindo da própria Prefeitura, o Centro de Desenvolvimento da Moda é resultado da união de vários parceiros, além da própria Administração Municipal: Sindicato das Indústria do Vestuário no Estado de Minas Gerais (Sindivest-MG), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Setor de Confeccoes de Muriaé (Condesc) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-MG). “Este é um projeto que reúne toda a equipe da Administração 2005-2008 e os recursos virão por parte do Poder Público Municipal e outra parte do Projeto Somma. Estamos fazendo mais uma grande obra, com essa, são 22, iniciadas em nosso governo, sem contar as quatro pontes que também já iniciamos. Para o CDModa temos 20% do município e 80% pago pelo Somma”, esclareceu o prefeito José Braz.

  Com um desing inovador, o CDModa possui uma localização privilegiada, visando à facilitação do acesso por parte de empresários e de consumidores. A princípio, cerca de 600 alunos serão atendidos por ano, tendo à disposição não só aulas tradicionais, como também cursos inéditos na região, entre os quais, laboratórios de fios, serigrafia e mecânica de máquina de costura.

  A previsão é que a obra seja finalizada em maio de 2008, mas a Prefeitura trabalha agora para conseguir recursos para equipar o espaço. De acordo com Cezar Bianchi, grande parte dos equipamentos já existem na Dom Delfim, mas dado o tamanho do novo Centro, será preciso mais. Quanto à pista de skate que existia no espaço, a Prefeitura já estuda uma nova localização para construir uma outra.

  Um outro projeto da atual Administração é transformar o Mercado Produtor em um espaço maior e mais bem dividido, semelhante aos existentes nos grandes centros, como explicou o prefeito José Braz: “Este é um grande anseio nosso, estamos batalhando para conseguir verbas, pois elas são designadas especificamente para determinado setor. É um sonho e vamos fazer algo muito bonito, no padrão do CDModa, para dar conforto à população, que irá poder fazer suas compras em um espaço bem arrumado, que também será ponto de encontro, semelhante ao que acontece em Recife, São Paulo e Salvador. Esta é uma determinação nossa e os governos estadual e federal também estão ajudando”, finalizou.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS