Em 04/05/2015 às 22h27
As ações da campanha tem início em Belo Horizonte de 4 a 8 de maio e vão se estender ao interior de Minas em mais 16 cidades inclusive em Muriaé, mobilizando farmacêuticos e estudantes de farmácia para prestarem serviços farmacêuticos gratuitos de orientação à população.
Segundo o vice-presidente do CRF/MG, Claudiney Ferreira, o farmacêutico é o profissional de saúde mais acessível à população, devendo ser sempre consultado antes da utilização de qualquer medicamento. "A automedicação é um grande risco, pois até o medicamento mais simples pode causar reações adversas. Usá-los de forma errada pode mascarar alguma doença ou até fazer com que ela se torne ainda mais grave. Por isso a orientação do farmacêutico é tão importante".
Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) apontam os medicamentos como os maiores agentes causadores de intoxicação no país, tendo sido registrados 27.008 casos de intoxicação medicamentosa em 2012, o que corresponde a 27,27% do total de ocorrências no ano. Números que preocupam os profissionais de saúde e justificam esta mobilização por parte dos farmacêuticos de Minas Gerais.
Fique ligado, em Muriaé, A Associação dos Farmacêuticos e Faminas estão juntas com o Conselho Regional de Farmácia nesta campanha que será no dia 21 de maio, na Praça João Pinheiro. Segundo o CRF: "temos um ponto super positivo para fazermos uma grande ação em Muriaé, já que os farmacêuticos da cidade são sempre engajados e participativos".