Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 29/04/2015 às 10h49

Academia Muriaeense de Letras é instalada

Paulo Fraga e Luiz Gonzaga são homenageados

Em uma noite solene, durante a qual a literatura, a cultura e o espírito crítico foram vangloriados, foi oficialmente instalada a Academia Muriaeense de Letras (AMLE). A cerimônia, realizada no Salão Nobre da Faculdade Santa Marcelina, na última sexta-feira (24), reuniu os membros da entidade, seus familiares, autoridades, profissionais da educação, estudantes e demais convidados.
Fundada em 06 de dezembro de 2012, durante uma reunião histórica, na sala dos Escritores da Biblioteca Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira, a AMLE é uma organização de escritores locais, que visa difundir conhecimento literário, pedagógico e científico. Atualmente, através de parceria com a administração pública, em convênio com a Fundarte, suas reuniões mensais são promovidas no Salão Nobre do Paço Municipal, na Praça Cel. Pacheco de Medeiros.
No último dia 24, durante a cerimônia solene de instalação, a atual presidente, Valéria Cristina Fernandes, eleita em fevereiro deste ano, deu posse aos 30 acadêmicos-fundadores, que receberam seus fardões de cor azul e fizeram o juramente dos Confrades e Confreiras da Academia Muriaeense de Letras. Eles foram nomeados entre escritores, poetas, historiadores, músicos, artistas plásticos, amantes da arte e da cultura que, ou através de suas publicações, ou pela rica história de vida, bem como pela trajetória profissional e pessoal, procuram enaltecer a cultura local e regional, engrandecendo a sociedade. Cada imortal escolheu um nome da Literatura Brasileira para ser o patrono de sua cadeira.
Já o Patrono da Academia, o ex-prefeito e escritor Paulo Fraga, falecido em setembro de 2010, foi homenageado em um momento especial da solenidade, na figura de sua esposa, D. Lília Fraga. "De tantos honrosos papéis por ele desempenhados, nasceu dele a ideia de criar, nesta terra, uma Academia de Letras, já consciente dos talentos natos e das brilhantes mentes que, ou aqui nasceram, ou povoam as fronteiras do território de Muriaé", ressaltou a presidente. Também foram prestadas homenagens ao escritor José Alcino Bicalho e ao Mestre em Literatura, Luiz Gonzaga da Silva, o 1º presidente da AMLE e idealizador da iniciativa.
Ainda em seu discurso, a presidente Valéria Fernandes, ocupante da cadeira de número 11, destacou a importância da entidade: "Esta é uma associação civil, sem fins lucrativos, cuja finalidade é a difusão dos valores culturais que engrandecem a pessoa humana e suas manifestações como ser, bem como o culto da Língua e da Literatura em suas diversas manifestações. A AMLE se inspirou nos moldes da Academia Brasileira de Letras, que foi inspirada na Academia Francesa. É composta de 30 cadeiras, atualmente com 26 membros titulares. A cada um de nós, é solicitado proceder de forma que a memória de nossos Patronos e Patronas seja perdurada e perpetuada. E que possamos, a exemplo deles, cumprir o objetivo principal que é difundirmos a arte através de suas mais diferenciadas espécies, honrando o nosso lema: "Ars una, species mille", finalizou.

Os imortais da Academia Muriaeense de Letras são:
CADEIRA 1 – Cícero Gomes Ribeiro;
CADEIRA 2 – Rita de Cássia Schittini Costa;
CADEIRA 3 – Alencar César Silva;
CADEIRA 4 – Andréa do Valle;
CADEIRA 5 – Danilo Guarino de Souza;
CADEIRA 7 – Luiz Gonzaga da Silva;
CADEIRA 9 – José Marcos de Souza;
CADEIRA 10 – Coracy Gondim Bandeira Júnior;
CADEIRA 11 – Valéria Cristina Monteiro de Barros Fernandes (atual presidente);
CADEIRA 12 – Maria das Graças de Oliveira Castro;
CADEIRA 13 – Elias Muratori;
CADEIRA 15 – José Torres;
CADEIRA 16 – Iraci Rosa de Jesus Soares;
CADEIRA 17 – Marília Marlene Torres Neves;
CADEIRA 18 – Joel Peixoto Manoel;
CADEIRA 19 – Tereza Cristina Oliva;
CADEIRA 20 – Cristian Gomes Lima;
CADEIRA 21 – Paulo Sérgio Pires do Amaral;
CADEIRA 22 -Paulo Sérgio Múglia;
CADEIRA 23 – Janir Marcolino Dias do Prado;
CADEIRA 24 – Rafael Ricardo do Carmo;
CADEIRA 25 – Maria do Carmo Veggi de Souza;
CADEIRA 26 – Eudóxia Augusta Canêdo Montezano;
CADEIRA 27 -Geraldo Luiz de Souza Moreira;
CADEIRA 28 – Maria Rita Souza da Conceição;
CADEIRA 29 – Margarida Maria Espósito dos Santos;
CADEIRA 30 – José Alcino Bicalho.

Fonte: www.eliasmuratori.com.br

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS