Motoristas que abusaram da velocidade ou do consumo de álcool aparecem nas estatísticas como principais responsáveis por acidentes e atropelamentos de pedestres nas vias públicas. Em Muriaé, só no mês de abril foram registrados 11 ocorrências de acidentes nos últimos 12 dias, dentre eles: um veículo que em alta velocidade arrancou uma árvore no bairro da barra e por pouco não atropela pessoas na calçada; um automóvel saiu da pista a caiu no leito do Rio Muriaé no bairro Napoleão; no bairro São Joaquim um motociclista ao cair da moto bateu fortemente com a cabeça na parede de uma casa; houve um acidente entre moto e carro e; outro entre duas motos no bairro da Barra; houve também um acidente entre carro e caminhão no movimentado trevo da Chevrolet; caminhão perde os freios em rua de acesso ao bairro São Cristóvão; moto atropela uma criança na Barra; ciclista é atingido por veículo próximo ao Santa Helena.
Levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia revela o uso de telefone celular como responsável por 66% dos atropelamentos de pedestres que só são mais vulneráveis que as motocicletas no trânsito. Os pedestres também são responsáveis e colocam em risco sua integridade física ao atravessar faixas quando o sinal está aberto para veículos como o que existe na faixa de pedestres entre a Praça João Pinheiro e a Rua Barão do Monte Alto. Esta preocupação se explica por números, em 2014, 31% das indenizações pagas por morte pelo Seguro DPVAT foram para pedestres, sendo mais de 16,2 mil pessoas. Outras 115.750 foram indenizadas por invalidez permanente, o que corresponde a 20% dos prêmios pagos no período.
Comandante do Corpo de Bombeiros Tenente Da Silva em entrevista à nossa reportagem disse que: "É sempre bom ressaltar que a população em si deve se cercar de cuidados para evitar acidentes, uma vez que todo acidente ocorre por imprudência, imperícia ou negligência. É fato que o uso de bebida alcoólica antes de pegar a direção de um veículo, ou um motorista inabilitado, ou até mesmo o excesso de velocidade são fatores que predispõem ao acidente".
Ainda segundo o Tenente, a orientação básica para os condutores é: "se beber não dirija, respeite a sinalização e os limites de velocidade da via, principalmente em época de feriados onde muitos pegam a estrada. E definitivamente se não for habilitado não pegue a condução do veículo, não dirija, primeiro o cidadão deve se credenciar a conduzir veículos, seja moto, carro ou caminhão, procure uma Auto Escola para se habilitar".
Com relação aos pedestres ele disse ainda que, estes também tem sua obrigação nas leis de trânsito, Muriaé hoje disponibiliza inúmeras faixas de pedestres, portanto que ao serem utilizadas o pedestre deve olhar para os dois lados. E finalizou dizendo que em locais onde além da faixa exista sistema de semáforo para pedestres é importante respeitar a sinalização com bastante cuidado para evitar ser colhido por um veículo.
Muriaé conta com excelentes sistemas de resgate à vítimas, o SAMU que é uma instituição civil não submissa ao Corpo de Bombeiros, mas que está alocada no mesmo endereço e isto facilita a logística no atendimento à vítima. Enquanto o Corpo de Bombeiros tem uma atuação mais ampla em diversos tipos de socorro à população muriaeense, falou Alex, condutor e socorrista do SAMU em uma conversa informal.