Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 15/04/2015 às 09h59

Prefeito anuncia instalação de câmeras de segurança em Muriaé

Muriaé está prestes a receber câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade. O prefeito Aloysio Aquino anunciou, na terça-feira (14), em coletiva de imprensa realizada no Centro Administrativo, a implantação do Programa Segurança com Cidadania, desenvolvido pelo Ministério da Justiça.
Orçado em pouco mais de R$1 milhão, o projeto prevê a instalação de câmeras de alta resolução em 34 locais de Muriaé, incluindo os pontos de acesso e saída da cidade. "Serão aparelhos do tipo 'superdome', com visão de 360 graus e zoom ótico de até 35 vezes", informa Aloysio Aquino.
O projeto será enviado para votação na Câmara nesta terça-feira e, assim que for aprovado, o edital de licitação será publicado. A expectativa é que o sistema possa começar a ser operado dentro de aproximadamente 120 dias.
O controle das imagens captadas pelas câmeras será realizado na central de videomonitoramento que será criada para esta finalidade. Segundo o prefeito, existem conversas com a Polícia Militar, no sentido de que o local de funcionamento seja o mais próximo possível da unidade policial, a fim de agilizar o serviço.
A implantação do sistema resultará em uma série de vantagens para a segurança pública, possibilitando, por exemplo, a identificação de autores de delitos, a comprovação de ocorrências, a inibição de práticas criminosas e o auxílio às investigações policiais. Na prática, espera-se que a instalação das câmeras contribua para uma redução de 30% a 40% no índice de criminalidade em Muriaé.
"O problema da violência está crescente em todo o Brasil, e é dever da administração pública buscar mecanismos eficientes para o combate ao crime", afirma Aloysio Aquino. "A polícia faz muito bem a sua parte, e é muito importante a utilização da tecnologia a favor da segurança da população", completa.
Anualmente, a Prefeitura de Muriaé investe mais de R$400 mil em segurança para os cidadãos. Os recursos da administração municipal são repassados para manter instituições como Polícia Militar, Civil, Ambiental e Rodoviária, Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros. De acordo com o prefeito, o município vem trabalhando agora para possibilitar a criação da Guarda Municipal.

Atualização fornecida pela Assessoria de imprensa da Câmara Municipal publicada 15h de 15/04:
O Projeto de Lei 346/2015, que prevê a instalação de câmeras em locais estratégicos em Muriaé, foi retirado pelo líder do Governo, Carlos Delfim, na noite desta terça-feira, 14 de abril, em reunião na Câmara Municipal. Embora o presidente da Câmara, Joel Morais de Asevedo Júnior, e todos os vereadores considerem a iniciativa de extrema importância para a cidade, o Projeto de Lei veio faltando documentos e, assim que for regularizado será colocado novamente em votação. Em função do feriado do dia 21 de abril, a próxima reunião da Câmara Municipal foi antecipada para o dia 27, segunda-feira.

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS